logo-branco.png

14 de abril de 2024

Seminário sobre autismo atrai 3 mil participantes em Lages

O 2º Seminário Regional sobre Autismo na Serra Catarinense reuniu, nesta quarta-feira, três mil pessoas em Lages, um recorde no estado. O evento, de iniciativa do deputado estadual Lucas Neves (Podemos), foi realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Escola do Legislativo, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, CER II – Centro Especializado em Reabilitação, AMA Lages – Associação Amigos dos Autistas e Apae de Lages. Também prestigiaram o Seminário a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e a presidente da Federação Catarinense das AMAs, Catia Franzoi.

Com a presença de especialistas das áreas da saúde, educação e assistência social, além de autoridades, entidades e familiares, o evento serviu para a troca de conhecimento e experiências. Entre os palestrantes estavam renomados profissionais como Lucelmo Lacerda de Brito e Carlo Schmidt.

Nós precisamos de conhecimento porque, através do conhecimento, vamos gerar compreensão e, através da compreensão, a gente promove o respeito e quando a gente respeita a gente inclui – destacou o deputado Lucas Neves.

O Seminário faz parte do ‘Abril Azul’, mês dedicado à conscientização do TEA. O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldades na interação social, deficiências verbais e físicas, bem como padrões restritos e repetitivos de comportamento. A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo têm TEA, sendo 2 milhões delas no Brasil. O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para o desenvolvimento das crianças com autismo.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing