logo-branco.png

23 de maio de 2024

Senado autoriza financiamento para Joinville com direito a elogio de Amin a LHS

Com direito a um insuspeito elogio do senador Esperidião Amin (PP) ao antigo adversário Luiz Henrique da Silveira (PMDB), falecido em 2015, o Senado aprovou nesta terça-feira a autorização para que a Companhia Águas de Joinville contrate um empréstimo de US$ 128 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O dinheiro deve ser usado no financiamento parcial do projeto de saneamento básico sustentável de Joinville.

Relator do pedido de autorização, Amin citou os colegas de bancada Jorge Seif (PL) e Ivete da Silveira (MDB), complementando com a referência elogiosa ao adversário das eleições de 2002 e 2006 para o governo do Estado.

– Eu gostaria de em meu nome, em nome do senador Jorge Seif e em nome da senadora Ivete da Silveira, cujo esposo foi um grande prefeito de Joinville, gostaria de agradecer ao governo, na pessoa do senador Jacques Wagner, pela diligência no sentido de acelerar ao máximo, dentro do que é regular, a tramitação deste processo – disse o senador.

Na linha das citações, Amin manifestou “profundo orgulho” pela condição da companhia municipal de água e saneamento joinvilense.

– Ao mesmo tempo transmitir ao prefeito de Joinville, Adriano (Silva, do Novo), ao presidente da Câmara, Diego Machado (PSDB), à Câmara de Vereadores e à cidade de Joinville, uma manifestação de profundo orgulho, porque da maneira da mais descentralizada, através de uma companhia municipal de água e de esgoto, a prefeitura se credenciou e a companhia também, a receber este apoio de uma agência multilateral para um investimento vultoso.

Veja o elogio de Amin a LHS:

O programa a ser financiado pelo BID visa à melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água e do acesso do serviço de coleta e tratamento de esgotos. Outras metas são o aprimoramento da gestão empresarial da CAJ e da eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos.

– O saneamento básico sempre é uma tarefa difícil. Na década de 1980 realizamos dois grandes projetos de saneamento, além de Florianópolis e região, Joinville e Balneário Camboriú. Mas jamais teremos que considerar concluída essa tarefa. Por isso, esse empréstimo foi obtido pela competência da gestão municipal da maior cidade do Estado. É uma ação descentralizada. Como catarinense, interpreto os sentimentos dos catarinenses ao pedir a aprovação deste empréstimo – comemorou Amin.


Sobre a imagem em destaque:

Amin comemora autorização do Senado para financiamento da Companhia Águas de Joinville pelo BID, sob olhar do colega Jorge Seif. Foto: Waldemir Barreto, Agência Senado.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing