logo-branco.png

18 de junho de 2024

Upiara Online completa dois anos

Em junho de 2021, Santa Catarina e o ex-governador Carlos Moisés ainda curavam as feridas de um segundo processo de impeachment aberto e rejeitado em menos de um ano, enquanto as forças políticas do Estado tentavam se reagrupar para a disputa eleitoral.

No plano nacional, a iminente polarização entre o então presidente Jair Bolsonaro e o atual presidente Lula ainda era desafiada por uma multidão de nomes que se apresentavam como candidatos a “terceira via”.

Foi nesse cenário que nasceu o Upiara Online.

O lançamento do site aconteceu precisamente no primeiro minuto do dia 1º de junho de 2021, encerrando uma contagem regressiva iniciada oficialmente um mês antes, no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. As intenções estavam claras no manifesto apresentado junto com o cronômetro que marcou cada segundo daquele mês de maturação e elaboração técnica do projeto. Enquanto o cronômetro deu lugar às análises, notas e notícias, o manifesto continua permanentemente no rodapé da página. Peço licença para reproduzir um trecho:

“Minha promessa no Upiara Online, ou meu compromisso (como preferem dizer marqueteiros) é seguir fazendo como repórter, editor e colunista o que sempre fiz no jornalismo: fugir das narrativas prontas. Este Upiara Online quer ser um ponto de encontro seguro entre todos os que pensam, especialmente entre os que pensam diferente. Um lugar onde todas as posições políticas são tratadas com respeito. Onde não se supervaloriza os eleitos, nem se invisibiliza os derrotados pelas urnas, onde os governantes são criticados e elogiados – sempre de graça.”

Passados dois anos, com os acertos, os erros e os aprendizados que fazem parte de qualquer jornada, a sensação é de satisfação e expectativa.

Satisfação pelo trabalho realizado e pela resposta do público. Vou compartilhar com você alguns números. Em 2022, o marcante ano eleitoral, o Upiara Online ultrapassou a marca de 1,2 milhão de páginas visualizadas – média de 107 mil views por mês. O número de visitantes únicos ficou próximo a marca de 400 mil – média de 33 mil por mês, número relevante em se tratando de um site de conteúdo específico.

Chama atenção, também, o tempo de permanência dos leitores no site – em 2022, o tempo foi de 2min33s o total, mas em alguns meses, especialmente no período quente da cobertura das eleições, o tempo chegou a 4 minutos, mesmo tempo de leitura alcançado pelos principais portais do Brasil. Sinal de que a aposta em um público que gosta de ler – e não se assusta com alguns parágrafos de texto – deu bom resultado. Continuaremos apostando nisso.

A expectativa é pelo futuro. As perspectivas são de ampliação e fortalecimento do Upiara Online e dos projetos dele derivados. O programa de entrevistas Cabeça de Político vai retornar em temporadas de número fixo de episódios, assim como a prestigiada Live do Upiara – ponto de encontro da conversa política em Santa Catarina. As parcerias também se ampliam.

Hoje é possível ouvir meus comentários diariamente nas rádios Som Maior (Criciúma), Jovem Pan Joinville e Grupo de Comunicação Difusora (Rio do Sul), e duas vezes por semana nas rádios Jaraguá e 105 (Jaraguá do Sul). Avançaremos.

Neste dia especial, quero marcar o agradecimento a todos os anunciantes que estiveram, estão ou estarão com o projeto. São vitais para a  ideia de um jornalismo político independente e desatrelado. E outro agradecimento, ainda mais importante, aos leitores que tornam possível que existam esses anunciantes. O Upiara Online está de aniversário. O segundo de muitos.


Sobre a imagem em destaque:

Em parceria com a Fecomércio, o site Upiara.Online sabatinou os oito candidatos a governador em 2022, incluindo o eleito Jorginho Mello (PL). Foto: Divulgação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing