logo-branco.png

19 de abril de 2024

1ª secretaria da Alesc será ocupada pela primeira mulher desde Antonieta de Barros

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para o biênio 2023-2025 foi eleita na manhã desta terça-feira e terá a deputada Paulinha (Podemos) no cargo de 1ª secretária. A ex-prefeita de Bombinhas será apenas a segunda mulher na função na história do Legislativo catarinense. A primeira foi Antonieta de Barros, que compôs a mesa diretora do Parlamento em 1937.

As atribuições da deputada como 1ª secretária incluem a distribuição das matérias às comissões, assinar atos da Mesa e as atas, receber as proposições e mensagens governamentais e presidir a Corregedoria. Além disso, também irá assumir a direção das sessões na ausência do presidente e vice-presidentes.

– É uma responsabilidade enorme e ao mesmo tempo um desafio muito gratificante. Antonieta de Barros abriu muitas portas para as mulheres na política e na sociedade. Passamos décadas sem termos a presença feminina nesta função de 1ª secretária. Por isso, vou seguir trabalhando para dar continuidade a esse legado e ampliar a representatividade feminina na sociedade.

Antonieta de Barros foi a primeira negra a assumir um mandato popular no Brasil e uma das primeiras mulheres eleitas do país, sendo a primeira de Santa Catarina. Além da atividade política, também foi professora e jornalista. No mês passado, Antonieta de Barros teve o seu nome incluído no livro de Heróis e Heroínas da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing