logo-branco.png

23 de maio de 2024

ACAFE é homenageada na Alesc pelos 50 anos de história

Reitora da Acafe, Luciane Ceretta

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reverenciou na noite de segunda-feira a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) por seus 50 anos de história em uma sessão solene. A proposta da homenagem, idealizada pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), reconhece o papel fundamental da associação na educação catarinense ao longo das últimas cinco décadas.

Se Santa Catarina ostenta índices de destaque, grande parte se deve ao sistema comunitário de ensino superior. Antes da Acafe, o sonho da faculdade se restringia àqueles que podiam estar na capital. A Acafe, nestes 50 anos, permitiu que os catarinenses, em suas regiões, sonhassem com sua vocação e carreira – ressaltou o proponente.

Fundada em 2 de maio, a Acafe reúne 14 instituições de ensino superior comunitárias em Santa Catarina. Distribuídas por todo o estado, essas instituições se consolidaram como pilares do desenvolvimento socioeconômico, cultural, esportivo e ambiental, transformando vidas e realidades por meio da educação.

Hoje, as instituições associadas atendem cerca de 142 mil estudantes, contam com 10.522 professores e 7.125 colaboradores. São 264 laboratórios de ensino, 155 bibliotecas com mais de 3 milhões de títulos e uma vasta gama de cursos de mestrado, doutorado e projetos de iniciação científica.

A presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, dividiu a homenagem com todos os presentes.

A Acafe é conduzida por essas pessoas que aqui estão, acompanhada por uma comunidade acadêmica que superou diversos desafios, como a pandemia e o cenário desafiador da educação superior brasileira. Nosso objetivo vai além de um diploma para o mercado de trabalho: buscamos formar pessoas comprometidas com valores de cidadania, solidariedade, ética, respeito e tantos outros. Este reconhecimento da Alesc representa a importância da Acafe para o desenvolvimento do estado ao longo destas cinco décadas. Firmadas no tripé do ensino, pesquisa e extensão, buscamos soluções para os problemas da nossa sociedade – disse.

A solenidade contou com a presença dos deputados Mário Motta, Ivan Naatz, Antídio Lunelli, Luciane Carminatti, Júlio Garcia e Rodrigo Minotto, além do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretaria adjunta Patricia Lueders e do Prefeito de Florianópolis Topázio Neto.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing