logo-branco.png

15 de abril de 2024

Ana Paula Lima indica o ex-reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier ao prêmio Darcy Ribeiro

A deputada Ana Paula Lima (PT) indicou ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação ao professor doutor e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Natural de Tubarão, faleceu em 2017, aos 59 anos, no exercício do cargo. Segundo a deputada, a trajetória de Cancellier revelou um idealista, um conciliador e um afetuoso ser humano. Participante das lutas e conquistas pela redemocratização; jornalista por opção atuou como Assessor Parlamentar ao longo do processo da Assembleia Nacional Constituinte; em 1995 retornou aos bancos escolares na UFSC e conclui, em apenas 08 anos, a Graduação, o Mestrado e o Doutorado em Direito.

Cancellier foi preso injustamente em 2017, sem saber do que era acusado. Indiciado sem provas, junto a outros seis colegas da UFSC, foi condenado e submetido à ala de segurança máxima da penitenciária estadual. Libertado 24 horas depois, foi impedido de ingressar na Universidade. Cancellier perdeu a vida em 02 de outubro de 2017.

– Ele é uma referência na educação e na luta por democracia e um marco de resistência, que segue inspirando ações em defesa do Estado de Direito, da educação gratuita de qualidade e da convivência harmônica e pacífica entre todos – diz a deputada por nota.

De todo este episódio que sofreu e que acabou com sua vida, ele deixou uma mensagem: “…devemos ter mais orgulho ainda da UFSC. Ela é responsável por quase 100% do aprimoramento da indústria, dos serviços e do desenvolvimento do estado, em todas as regiões. Faz pesquisa de ponta, ensino de qualidade e extensão comprometida com a sociedade. É, tenho certeza, muito mais forte do qualquer outro acontecimento”.

O diploma de menção honrosa e outorga de medalha é conferida anualmente com o propósito de homenagear pessoas ou entidades, que mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil. A escolha dos indicados se dará em 9 de agosto pelos integrantes da Comissão de Educação e entre os 10 finalistas serão selecionados 3 mais votados pelo colegiado, em votação secreta. A cerimônia de Outorga do Prêmio acontecerá em 24 de outubro, na Câmara Federal.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing