logo-branco.png

15 de abril de 2024

CNC e Federações entregam propostas ao Governo Federal e Congresso Nacional

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e representantes de todas as Federações do país entregam a Agenda Institucional do Sistema Comércio – Setorial e Estadual, para o Governo Federal e Congresso Nacional, nesta terça-feira, às 19h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, estará à frente da comitiva de Santa Catarina.

A cerimônia contará com a presença de lideranças do Sistema, senadores e deputados federais- mais de cem parlamentares já confirmaram presença. Entre os convidados estão o vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O documento traz propostas e recomendações de políticas públicas para o desenvolvimento do setor terciário brasileiro. Serão entregues documentos específicos de todos os Estados e do Distrito Federal, bem como dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo.

– A Agenda Institucional é um instrumento fundamental para que o Sistema Comércio possa contribuir de forma efetiva com o processo político, na esfera federal e local, construindo uma pauta propositiva que pode nortear as decisões dos poderes – , pontua Dagnoni.

A Fecomércio SC e os sindicatos filiados contribuíram na construção da Agenda nacional, colhendo subsídios com lideranças locais e empresários dos setores representados.

A Fecomércio SC ouviu mais de 500 empresários para mapear os desafios que impactam no desenvolvimento do ambiente de negócios e na produtividade das empresas, resultando na Carta do Comércio. O indicador mais preocupante para os empresários catarinenses é o ambiente econômico, sobretudo pela inflação e as incertezas quanto ao poder de compra dos consumidores. A captação de recursos foi apontada como segundo maior entrave, seguido pelo sistema legal e tributário.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing