logo-branco.png

15 de julho de 2024

Como foi o ano dos vereadores de São José no Instagram

Com um parlamento bem menos conectado que a vizinha Florianópolis, os vereadores de São José tem poucos motivos para comemorar ao fim de 2023 nas redes sociais. A exemplo da capital do Estado, todos os vereadores da casa legislativa cresceram nas redes, mas com um ritmo 40% menor que os da cidade vizinha.

Metodologia
A análise a seguir foi realizada com dados do FanpageKarma, uma plataforma de coleta de indicadores. Todos os indicadores podem ser conferidos e analisados individualmente utilizando essa ferramenta. Em todos os casos, os resultados foram recortados para exibir o TOP 10 da Câmara, considerando o número de reações, comentários e compartilhamentos. Os dados apurados são do período entre 01 de janeiro de 2023 e 26 de dezembro de 2023, data em que escrevo esta coluna.

Não foi possível analisar os dados do vereador Alexandre Cidade pois o seu perfil é fechado no Instagram.

Posicionamento e opinião
Como temos observado em análises por todo o Brasil, os vereadores com opiniões mais firmes e posicionamentos claros têm sido capazes não apenas de gerar mais engajamento, mas também de manter essa adesão ao longo do tempo.

Em termos absolutos, Cryslan foi quem mais cresceu, conferindo ao NOVO a primeira posição na cidade, assim como aconteceu na capital com Manu Vieira. O vereador ganhou mais de 1,3 mil seguidores neste ano, sendo também o vereador com o maior número de seguidores no Instagram. Notavelmente, todos os posts no top 10 do ano da Câmara de São José são de Cryslan.

O vereador André Guesser também se destaca em relação aos demais vereadores. Seus posts apresentam posicionamentos claros e uma boa frequência de postagem. Suas reações equivalem a 15% de todas as reunidas pelos vereadores da casa.

Os vereadores Adair Tessari, Rodrigo de Andrade e Toninho também apresentaram desempenhos digitais acima da média da casa. Rodrigo poderia ter um desempenho ainda melhor caso mantivesse uma frequência de publicação um pouco maior, já que publicou menos da metade das vezes que Cryslan e André Guesser durante o ano.

O gráfico abaixo mostra a distribuição percentual das reações no Instagram dos Vereadores de São José

Olhando para o conteúdo

O ranking abaixo lista os melhores conteúdos do ano entre os vereadores, levando em conta o número de curtidas.

Os posts mais bem-sucedidos destacam a falta de repercussão adequada para o debate municipal nas redes sociais, ao contrário do que seria desejável; praticamente todos os conteúdos abordam questões nacionais. Importante ressaltar que essa não é uma peculiaridade exclusiva da Câmara Municipal de São José, mas sim um reflexo do que ocorre em toda a política nacional. Esse fenômeno está intimamente ligado ao comportamento do cidadão/eleitor, mais do que às ações dos políticos.

O que isso tudo significa?

Estes indicadores proporcionam uma compreensão mais aprofundada da influência dos vereadores nas redes sociais, permitindo identificar aqueles que se destacam nesse aspecto. No entanto, é crucial ressaltar que esses dados não levam em consideração a localização geográfica do engajamento, o que sugere que uma parte significativa das reações em posts mais ideológicos ou com pouca relevância para São José pode ocorrer fora do Estado.

Um alerta importante para os vereadores da cidade: as urnas têm penalizado a falta de conexão com a população. Em comparação com outras câmaras municipais de Santa Catarina, São José apresenta números desfavoráveis. Embora haja uma evolução perceptível, ela ainda é incipiente e limitada a poucos vereadores. Uma considerável parcela dos parlamentares ainda aborda suas atividades na internet de maneira amadora, negligenciando a comunicação digital com os eleitores.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing