logo-branco.png

23 de maio de 2024

IMA concedeu mais de 17 mil licenciamentos ambientais em 2023

Sede do IMA

Um dos bons indicadores para se analisar a economia de uma região muitas vezes não é percebido: falo dos processos de licenciamentos ambientais, tão necessários para a execução de obras de maior dimensão.

Em 2023, por exemplo, o órgão responsável, em Santa Catarina, pela análise dos pedidos dos empreendedores, o Instituto de Meio Ambiente, avaliou 19.167 processos, só no ano passado.

Do total, concedeu autorizações, certidões e licenças para 17.702 solicitações.

O volume demonstra como o Estado é demandado e o tamanho do interesse de empresários em fazer novos negócios, renovar os já existentes e, ainda, ampliar aqueles que já estão funcionando.

Do conjunto de projetos aprovados pelo IMA, 2.537 exigiram licenciamentos das três etapas: licenciamento prévio (LAP), licenciamento de instalacao (LAI) e a licença de operação (LAO).

Somente para projetos industriais foram concedidas 913 licenças.

Já neste ano de 2024, o IMA emitiu 6.138 licenças, autorizações ou certidões, com 1666 autodeclaratorias (quando o próprio empresário se responsabiliza pelas informações prestadas) mediante licença ambiental de compromisso e renovação automática de LAO.

Para o setor industrial, o IMA entregou 314 licenças no primeiro quadrimestre do ano – das quais 264 para operação das atividades.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing