logo-branco.png

15 de abril de 2024

Kerexu assume diretoria no Ministério dos Povos Indígenas

A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara anunciou nesta quarta-feira, na cerimônia conjunta de posse com a ministra de Igualdade Racial Anielle Franco, que a catarinense Kerexu assumirá o comando da Secretaria de Direitos Territoriais e Ambientais Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas. Kerexu é liderança indígena e coordenadora executiva do Articulação dos povos indígenas do Brasil (Apib). Ela foi candidata a deputada federal pelo Psol nas eleições deste ano – foi a mais votada do partido no Estado, com 35,2 mil.

– É uma alegria muito grande ter sido convidada pela ministra para assumir essa pasta, porque é a primeira vez na história do Brasil que nós temos um Ministério dos Povos Indígenas. Lutamos muito para conseguir esse espaço e a partir dessa conquista, que tivemos com a eleição do presidente Lula, o MPI foi todo construído por nós. Por isso, me sinto honrada de estar fazendo parte desse processo de construção e agora também estar dentro para execução dessas tarefas que nós mesmos criamos.

Segundo Kerexu, a secretaria de Direitos Territoriais e Ambientais Indígenas tem dois departamentos importantes: da demarcação de terras e o de proteção ambiental, territorial e dos povos isolados e de recente contato.

– E estar nesse lugar é assumir um desafio muito grande, porque nós temos 305 povos indígenas no Brasil. Mas essa é uma função que nós povos indígenas aprendemos a fazer desde que nascemos, a luta pela demarcação dos nossos territórios. Essa luta agora seguirá desde os territórios e dentro do Ministério, com os mesmos objetivos que são a proteção e demarcação das terras indígenas – do meio ambiente e da vida dos povos que vivem nas florestas e de sua autonomia.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing