logo-branco.png

15 de abril de 2024

Lideranças do Vale do Itajaí cobram execução de investimentos do Plano 1000

Lideranças políticas do Vale Europeu se reuniram com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, para tratar de investimentos estratégicos na região. A agenda ocorreu nesta segunda-feira e foi articulada pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD).

Também participaram da ocasião o deputado Egídio Ferrari (PTB), prefeitos e representantes dos municípios de Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó.

No encontro, a comitiva entregou um relatório técnico com um levantamento de obras que foram pactuadas junto ao Governo do Estado na gestão anterior, do ex-governador Carlos Moisés, a maior parte delas no âmbito do Plano 1000.

De acordo com o documento, que apresenta exclusivamente as obras já iniciadas e com primeiras parcelas repassadas, os compromissos assumidos pelo Estado envolvem um investimento de R$ 259 milhões na região. Deste montante, R$ 185 milhões ainda estão pendentes de pagamento, o que corresponde a 72% do total.

Atualmente, os repasses dos valores estão suspensos por questões administrativas, em virtude da mudança de governo, e legais, por força de uma decisão do Ministério Público de Santa Catarina. Como consequência, prefeitos relatam que estão tendo que paralisar frentes de trabalho e demonstram preocupação com os prejuízos decorrentes de possíveis depreciações.

Após ouvir as reivindicações de cada município, o secretário Cleverson sinalizou que o governador Jorginho Mello (PL) pretende honrar os compromissos. O titular da Fazenda informou que trabalha na elaboração de um cronograma de desembolsos, o qual deve ser apresentado em março.

Para o deputado Napoleão, o resultado do encontro foi positivo e traz a perspectiva de que o impasse seja equacionado gradualmente.

– O secretário Cleverson foi muito solícito e compreendeu a angústia dos prefeitos. São obras de grande vulto e importância para o desenvolvimento urbano e social do Vale Europeu. Continuarei auxiliando os municípios e acompanhando de perto o desenrolar dessa situação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing