logo-branco.png

19 de abril de 2024

Simone Tebet recebe MDB catarinense para discutir criação do FUNDO SUL

O Presidente do MDB de Santa Catarina, Carlos Chiodini, organizou agenda nesta quarta-feira com a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), para discutir a criação de um Fundo Constitucional para a Região Sul, o FUNDO SUL. Participaram do encontro, o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, que é o Diretor Financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, além da bancada federal do partido, os deputados Rafael Pezenti e Valdir Cobalchini.

O modelo proposto pela bancada emedebista já existe em outras regiões do país e seria copiado para gerar investimentos em obras de infraestrutura em Santa Catarina. A proposta é criar uma frente ampla de trabalho integrado para atender principalmente as regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano do Estado.

– A sugestão é de que o Fundo seja capitalizado com uma parte do que nós pagamos de impostos federais, como IPI e IR. Uma parte desse valor seria enviada para o Fundo, administrado pelo BRDE – explica o presidente Chiodini.

O valor do Fundo seria utilizado para financiar aplicações de investimentos no setor privado, como expansão de empresas, projetos novos e também para infraestrutura no setor público com foco nas regiões menos desenvolvidas e com menor IDH.

– Hoje as pessoas em Brasília olham para o Sul como sendo uma região rica do país. Realmente tem regiões muito pujantes, mas cidades próximas acabam se tornando deprimidas economicamente. São essas distorções que nós precisamos consertar, e eu creio que o Fundo dará mais vigor a novos investimentos na nossa indústria, comércio e tornará o Sul do Brasil mais competitivo.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing