logo-branco.png

15 de julho de 2024

TCE/SC faz alerta sobre situação de viaduto em Florianópolis

O Tribunal de Contas de Santa Catarina recomendou que a Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis avalie a imediata interdição ou redução de passagem de veículos pesados do viaduto John Kennedy, na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz.

Após análise de laudo apresentado no relatório bimestral de fevereiro e março de 2024 pontuar alertas quanto ao risco de ruptura da estrutura, o tribunal estipulou prazo de cinco dias para que a prefeitura tome providências “para garantir a segurança dos usuários e também para apresentar novo cronograma, com redução de prazo, para o projeto executivo, atualmente previsto para setembro deste ano”. 

Publicada no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira, a decisão do pleno sobre o processo seguiu voto do conselheiro-relator Wilson Wan-Dall. Esse processo é derivado de um relatório sobre pontes, viadutos e passarelas, e que foi desmembrado de acordo com as responsabilidades sobre cada estrutura – Deinfra para via estaduais, e prefeitura para 14 obras municipais.

O secretário municipal de Infraestrutura, Rafael Hahne, disse que antes mesmo de ter conhecimento da recomendação, protocolou no TCE/SC, nesta segunda-feira (8), um laudo pericial sobre o viaduto. No documento, o engenheiro civil Daniel Gomes Engelhardt afirma que “apesar da grande incidência de anomalias caracterizadas por deterioração de seções de concreto e de aço”, não foram constatadas fissurações ou esmagamentos que apresentem riscos iminentes “para a continuidade de utilização do viaduto. Ele adverte, no entanto, que “vistorias periódicas deverão ser mantidas até que sejam iniciados os serviços de recuperação e reforços necessários”.

É com base nesse relatório que será lançado o edital licitatório para as obras de recuperação do viaduto. A expectativa da prefeitura é que isso ocorra em setembro.
_______________________________________________________________________________________________________________
Viaduto apresenta problemas e vai passar por recuperação, com licitação prevista para setembro. Foto: divulgação

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing