Relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina aponta que 34,4% dos 87 pontos monitorados em Florianópolis não estão próprios para banho. A capital tem três pontos balneáveis a mais do que na semana passada.
A informação reflete as coletas realizadas entre os dias 15 e 19. Nos 238 pontos analisados pelo Instituto no litoral catarinense, 91 estão impróprios, o que representa 38,2%.
Os três pontos que são analisados na Beira-Mar Norte – em frente ao monumento da PM, da praça Esteves Jr. e na altura da rua Altamiro Guimarães – continuam sem condições de banho. A metade dos oito pontos de Canasvieiras, no Norte da Ilha de SC, também estão impróprios. Dos cinco pontos da praia do Campeche, só o trecho do Riozinho aparece como impróprio.
A íntegra do relatório pode ser conferido no site do IMA. De acordo com a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
O trecho é impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
________________________________________________________________________________________________________________
No período de novembro a março as coletas são feitas semanalmente pelo IMA. Foto: Eduardo Valente, divulgação, Secom, SC