Por Lucas Souza
Vista por muito tempo como uma área útil apenas para habitação, a Zona Sul de Joinville possui atualmente 244.400 habitantes, e se fosse um município seria o 7º maior do Estado de Santa Catarina. Tendo um crescimento desenfreado na última década, a região vive hoje um processo de desenvolvimento e transformação, a partir de iniciativas do poder público que visam melhorar sua mobilidade, geração de empregos e investimentos significativos em infraestrutura urbana.
Hoje 70% dos empregos da cidade estão na Zona Norte, enquanto um terço da população reside na Zona Sul. Esta conta não fecha e obriga mais de 150 mil pessoas a atravessarem a cidade diariamente para trabalhar, gerando um caos na mobilidade urbana de toda cidade.
Diante disso, olhar para a Zona Sul passou a ser uma necessidade de quem pensa no futuro de Joinville. Na gestão passada do Governo do Estado, a Zona Sul foi ligada à BR-280 através da estrada Rio do Morro, dando condições logísticas de atração de novas empresas que precisam escoar sua produção para o Porto de São Francisco do Sul e para a BR-101.
A partir disso, como representante da região, consegui junto com o prefeito Adriano Silva, criar o maior programa de incentivos fiscais da história de Joinville. Isentamos todos os impostos municipais pelos próximos 15 anos, para atrair empresas e gerar empregos, induzindo o desenvolvimento desta região, além de viabilizar as obras de infraestrutura tão desejadas pela população, como a pavimentação de vias importantes e a construção de três pontes (Joinville, Anêmonas e Anacar).
Como todas as cidades de Santa Catarina, Joinville tem suas mazelas, que têm sido enfrentadas com responsabilidade e um olhar atento do poder público, para melhorar a qualidade de quem mora aqui.
Lucas Souza (PDT), é vereador em Joinville.