A Secretaria de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis vai lançar nos próximos dias um edital de licitação para fazer uma terceira pista, sentido centro-praias, no trecho de 1,9 km entre Santo Antônio de Lisboa e a entrada de Jurerê. A obra tem um custo estimado em R$ 7 milhões.
De acordo com o secretário Rafael Hahne, a iniciativa tem o objetivo de melhorar a mobilidade para quem vai para as praias do Norte da Ilha de SC – como Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Brava, por exemplo. Além do grande fluxo na temporada de verão, a região costuma registrar engarrafamentos e trânsito lento em dias com shows e eventos de grande porte.
O projeto já aprovado pelo governo do Estado – que prepara uma intervenção para aumentar a capacidade de tráfego da rodovia. As primeiras informações sobre a obra foram divulgadas em primeira mão pela coluna em janeiro.
A proposta que está sendo finalizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura abrange, inicialmente, 6,5 km, que vão do cemitério do Itacorubi ao acesso à Santo Antônio de Lisboa. Inclui construção de terceira pista, passarelas, ciclovias e marginais nos dois sentidos. A intenção é lançar o processo licitatório ainda no primeiro semestre de 2024.
________________________________________________________________________________________________________________
A SC-401 é a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina. Foto: divulgação