A deputada federal Caroline De Toni (PL) é a primeira mulher catarinense e a segunda parlamentar do Estado a assumir o comando da comissão mais importante da Câmara dos Deputados: a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Reeleita em seu segundo mandato com a maior votação de Santa Catarina, ela foi indicada pelo PL para o cargo, venceu as resistências da base aliada ao governo Lula (PT) e recebeu 49 votos, na tarde desta quarta-feira, 6. A CCJ é a maior Comissão da Câmara e por ela passam todos os projetos e emendas aprovados por outras comissões e tem o papel de analisar a constitucionalidade e juridicidade das propostas, com poder de veto sobre as proposições que considerar contrárias à legislação.
- É uma honra muito grande assumir o maior colegiado de comissões da casa, e podem ter certeza que encararei com muita responsabilidade essa posição institucional, com uma gestão com transparência, equilíbrio, ouvindo todas as bancadas, como tem que ser, respeitando a proporcionalidade partidária, princípio balizador de todo o regimento, o que deve também se refletir na pauta da comissão – disse a deputada.
Antes dela, apenas o ex-deputado federal Décio Lima (PT), em 2013, havia ocupado a presidência da CCJ da Câmara.
Foto – Carol de Toni ocupa uma das posições de maior prestígio da política nacional. Foto: Divulgação.