Conheça a mulher que está tirando o lixo das cidades e transformando empresas

Com soluções simples e eficazes, Vanusa Maggioni Cella, vem melhorando a qualidade de vida de diversas cidades catarinenses. Ela trabalha para reduzir o lixo, com o correto gerenciamento dos resíduos sólidos, aumentar a qualidade de vida e promover a economia na gestão pública. Consultora e Auditora do Instituto Lixo Zero Brasil, Vanussa atua à frente da Menos Lixo, atendendo municípios, empresas, eventos, ações de educação ambiental, loteamentos e condomínios. Ela foi um dos nomes mais citados na enquete da coluna, sobre mulheres inspiradoras, no instagram, durante esta semana.

Após oito anos atuando na gestão pública de resíduos sólidos, buscando organizar a sustentabilidade das cidades, abri minha empresa para ajudar outras cidades e setores. Empreender foi um desafio, até entender de gestão e contabilidade – conta.

Cidades como Ipuaçu, Chapecó, Cordilheira Alta, Xaxim, Coronel Freitas, dentre outras, têm ou já tiveram o apoio de Vanussa, que ao focar na sustentabilidade garante o cuidado das pessoas, do meio ambiente e da economia local.

Um exemplo prático é a cidade de Lajeado Grande, onde 20 toneladas de lixo eram misturadas e encaminhadas para aterro sanitário.

Hoje somente duas toneladas são encaminhadas para o aterro, porque o restante as pessoas entenderam, por meio de educação ambiental, que não é lixo. Lixo é somente o que a gente decide que seja. O restante, quando colocado no lugar certo, transforma-se em renda, em qualidade de vida – destaca.

A Menos Lixo também presta serviços para a iniciativa privada. Com o seu apoio, a Arcus passou a ser a primeira indústria gráfica da América Latina Lixo Zero.

Sou apaixonada por essa questão ambiental. Parece sempre que é o primeiro dia que vou trabalhar – finaliza.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.