O Floripa em Números, plataforma que apresenta 101 indicadores sobre o município em 10 eixos temáticos, foi lançado oficialmente pelo prefeito Topázio Neto (PSD). O decreto que trata sobre o sistema foi assinado nesta segunda-feira (25) durante evento “Encontro com a Prefeitura de Florianópolis”, promovido pelo Movimento Floripa Sustentável no Hotel Majestic.
Participaram os secretários municipais de Planejamento e inteligência urbana (Michel Mittmann); de Habitação e Desenvolvimento urbano (Ivanna Carla Tomasi); do Meio ambiente (Eduardo Sardá Delissanti); do Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker; e o presidente da Floram (Bruno Vieira Luiz). Antes da apresentação do Floripa em Números, gestores da prefeitura falaram sobre os principais projetos de suas áreas.
De acordo com Kaliu Teixeira, superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da prefeitura, o sistema permite o acompanhamento das ações, com dados atualizados e de acordo com os 17 parâmetros do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). “É a base oficial para monitorar e avaliar as políticas públicas”, afirma Kaliu. Além disso, ele lembra que é ferramenta para buscar certificações importantes para a gestão pública.
“Movimentos como o Floripa Sustentável são fundamentais, porque são eles que dão voz às demandas da comunidade e fazem a ponte com os órgãos competentes para que a cidade cresça de forma organizada”, disse Topázio.
O prefeito Topázio Neto, com o decreto que oficializou o Floripa em Números, entre Daniel Dimas e Vinícius Lummertz (à esquerda na foto), e Roberto Costa e Michel Mittmann. Foto: Allan Carvalho, divulgação
Coordenador geral do movimento, Roberto Costa afirmou que encontros assim são fundamentais para debater tecnicamente os interesses da cidade: “São nessas reuniões estratégicas que conseguimos entender e conversar sobre os gargalos que atrapalham o desenvolvimento sustentável da capital e hoje resgatamos o Plamus, que abrange toda a região da Grande Florianópolis”.