O deputado Lucas Neves (Podemos) liderou, na quarta-feira, uma reunião na sede da Celesc em busca de soluções para as constantes quedas de energia elétrica em Urubici.
Acompanhado pelo secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, e pelo vereador Gilliard Ribeiro, Neves discutiu com o presidente da empresa, Tarcísio Rosa, a necessidade de melhorias na rede elétrica para atender à crescente demanda da cidade, conhecida por ser uma das mais procuradas para visitação e hospedagem no Sul do Brasil.
Há vinte anos, Urubici contava com 7 empreendimentos no setor de hotelaria. Hoje, de acordo com levantamento realizado pelo Cisama (Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense), a cidade conta com mais de 400 hotéis e pousadas. A população de 11 mil habitantes dobra durante a temporada de inverno. Precisamos de um reforço na rede para não atrapalhar o desenvolvimento do município – destacou o representante serrano.
Como resultado do encontro, ficou estabelecido que o projeto de reforço da rede, a partir da subestação de Bom Retiro, será concluído até o final do ano, o que permitirá uma oferta maior de energia na cidade. Além disso, está confirmado o investimento para a construção da subestação no município em 2026, melhorando o fornecimento de energia elétrica tanto na área urbana quanto rural de Urubici.
A Celesc planeja investir no sistema elétrico da região de Lages R$ 152,6 milhões em melhorias e ampliações nas redes de baixa e média tensões, bem como nas subestações existentes. Esses investimentos beneficiarão 166.290 unidades consumidoras.
Além das melhorias na rede elétrica, o deputado Lucas Neves aproveitou a audiência para solicitar à Celesc que acelere o remanejamento dos postes e da fiação para não atrapalhar as obras na SC-370, entre Urubici e Rio Rufino.
O presidente (Tarcísio) e o secretário (Neiva) garantiram que já está tudo alinhado com a (secretaria) Infraestrutura para a pavimentação da nossa rodovia acontecer o mais rápido possível – finalizou.