Coluna do Gadotti: os destaques desta quarta-feira, 29 de maio

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

SÃO JOSÉ REVISA O PLANO DIRETOR
Um ano depois da sanção do novo Plano Diretor de Florianópolis, o município de São José está às voltas com a revisão da lei municipal de planejamento urbano. Na terça-feira (21) foi realizada a última das três audiências públicas para discussão do projeto encaminhado pelo Executivo, que está tramitando nas comissões da Câmara. A expectativa é de votação em plenário até o final de junho.
Segundo o arquiteto Ângelo Arruda, assessor técnico da Susp, a proposta simplifica bastante o texto em vigor hoje, jogando as regulamentações para futuros decretos ou portarias. O “pacote” da prefeitura, na realidade, inclui também a lei de uso dos solos e a lei do parcelamento territorial. As três leis estão com 184 artigos, diante dos atuais 673.
Um dos objetivos da adequação, de acordo com Ângelo, é estimular a criação de centralidades, com a definição de cinco regiões de adensamento, com possibilidade de aumento de gabarito. A exemplo da capital, a intenção é garantir eixos autônomos e mistos – residenciais e comerciais – para facilitar o dia a dia dos moradores e melhorar a mobilidade. Outras duas novidades da revisão: a outorga onerosa, que permite pagamento ao município para poder construir acima do coeficiente de aproveitamento do terreno, e a criação do Conselho da Cidade, órgão consultivo sobre as regras urbanísticas.

CENTRO HISTÓRICO

A Prefeitura de Florianópolis reabriu ao tráfego, nesta terça-feira (28), o trecho da rua Arcipreste Paiva que passou pelas obras de revitalização no entorno da praça XV. A via, que estava interditada desde 20 de março, poderá ser usada para os eventos religiosos de Corpus Christi. (foto: Leonardo Sousa)


CENTRO DE CONVIVÊNCIA
O prefeito Topázio Neto (PSD) inaugurou, nesta terça-feira (28), o Centro de Convivência Dia, espaço destinado a moradores em situação de rua que foi montado na Passarela da Cidadania. O objetivo é oferecer serviços de qualificação profissional para que as pessoas consigam sair da condição de vulnerabilidade. “Quando temos a possibilidade de atender por completo alguém nessa situação, com equipamentos de todos os tipos, a chance do resgate é maior”, disse o secretário de Assistência Social, Aníbal González.

NORTE DA ILHA
O vereador Ricardo José de Souza (PSD), o Diácono Ricardo, mandou um ofício à prefeitura de Florianópolis pedindo a criação da Secretaria do Norte da Ilha. Ele já tinha feito a solicitação formal em 2021, na gestão Gean Loureiro.

PEQUENAS E MÉDIAS
Com uma palestra de Tulio Duarte Christofoletti sobre a quarta revolução e as oportunidades de negócios da neoindustrialização, a Aemflo e CDLSJ lançaram nesta terça-feira (28) um programa de treinamento para pequenas e médias indústrias. Na pauta, temas como Inteligência Artificial, robótica e internet das coisas, além de gestão, e redução de desperdícios.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.