A oitava Conferência da Cidade do município de Araquari será realizada dia 26 deste mês na Câmara Municipal. Os temas prioritários a serem debatidos são saneamento básico, sustentabilidade ambiental, emergência climática e gestão das regiões metropolitanas. Todos os temas são transversais e relevantes para a formatação de políticas públicas capazes de enfrentar os desafios contemporâneos das cidades.
O evento é iniciativa do Ministério das Cidades e tem por objetivo a participação da sociedade na elaboração de ideias para planos e programas de ação municipais para minimizar problemas futuros e viabilizar melhor qualidade de vida.
Araquari tem 45 mil habitantes. O Produto Interno Bruto (soma das riquezas produzidas) soma R$ 7,4 bilhões por ano. O município tem 4.500 empresas registradas na Junta Comercial. Destaques para a BMW e a coreana Yosung.
O crescimento de Araquari deverá ser ainda maior nas próximas décadas. Vizinha a Joinville e a São Francisco do Sul e cortada pelas BRs 101 e 280, está situada no centro de um dos polos econômicos mais promissores para o desenvolvimento.
Por isso, um adequado planejamento urbano com olhar para aspectos socio-demograficos é
essencial.