O advogado catarinense Georghio Alessandro Tomelin foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar a Comissão de Ética Pública do governo federal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira.
Tomelin, natural de Blumenau, assumirá a função de membro da comissão com um mandato de três anos. O decreto presidencial oficializa sua entrada no órgão responsável por fiscalizar e auxiliar a alta administração federal em questões relacionadas à ética pública.
O advogado possui uma trajetória acadêmica sólida, tendo concluído seu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e mantido uma relação profissional próxima com o atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Lewandowski foi um dos avaliadores das duas teses de doutorado de Tomelin, uma em Teoria do Estado na USP, em 2017, e a outra em Filosofia Política na PUC-SP, em 2023.
Em janeiro deste ano, o nome de Tomelin foi considerado para compor a equipe do Ministério da Justiça, ao lado de Lewandowski. Na ocasião, o advogado manifestou que seria uma honra atuar na pasta.
Antes de sua nomeação para a Comissão de Ética, Tomelin já era parte do Observatório da Democracia, um colegiado criado por Lewandowski e pela Advocacia-Geral da União, dedicado a estudos sobre análise de dados e decisões judiciais relacionadas à defesa democrática.
A Comissão de Ética Pública, presidida pelo advogado Manoel Caetano, tem como uma de suas principais funções a promoção da transparência e da integridade no setor público federal.