Coluna do Loetz: Aumento na conta de luz, o interesse em hospital importante e outras notas

Conta de luz sobe nesta quinta-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou um aumento na tarifa de energia elétrica cobrada pela Celesc. Os consumidores residenciais vão pagar 4,19% a mais já a partir desta quinta-feira, dia 22 de agosto.

O índice é próximo da inflação oficial dos últimos 12 meses, que fechou em 4,50%. As indústrias e grandes empresas foram favorecidas. Para este grupo de consumidores, o aumento será de apenas 0,75%.

No discurso da companhia, essa circunstância auxilia na atração de investimentos e novos negócios para o Estado.

Empresário paulista tem interesse em administrar Hospital Municipal São José, em Joinville

A criação de uma Organização Social (OS) para gerir o Hospital Municipal São José, em Joinville, é um desejo do prefeito Adriano Silva, publicamente explicitado por várias vezes.

Até agora não foi possível seguir com a intenção por razões variadas – inclusive jurídicas.

O desejo segue. E já há interessados.

O empresário Carlos Kubota, que assumiu o controle da Faculdade Guilherme Guimbala (como contamos na coluna) planeja formatar parceria com o hospital.

“Vamos propor, para a prefeitura, um convênio entre a Faculdade de Fisioterapia e o hospital. Essa ideia será formalmente apresentada quando obtivermos a certidão negativa de débitos (CND) da instituição de ensino superior Faculdade Guilherme Guimbala” explica o empresário.

Em meio a elogios ao sistema SUS, Kubota é claro: o SUS não consegue atender a demanda por cirurgias em hospitais públicos. E, por conta disso, enxerga uma oportunidade de participar de um novo modelo gerencial no Hospital São José.

Inteligência artificial ajuda no controle de estoques

A tecnologia da Inteligência Artificial chegou e se espalha para todos os cantos. E nos mais variados tipos de atividades empresariais.

A joinvilense Neogrid, criada pelo incansável Miguel Abuhab, criou a NIA. Essa tecnologia, entre outros atributos, responde a aspectos como nível de estoques na comparação com concorrentes, identifica gargalos para que profissionais possam agir para melhorar/aumentar a participação dos produtos dos clientes no mercado.

A NIA dispõe de informações detalhadas de 8 mil clientes e analisa e processa 1 bilhão de notas fiscais por ano.

Conselho aprova dois empréstimos

A WEG, multinacional catarinense, vai captar empréstimos no exterior para ampliar atividades.

Para a WEG Mexico, o conselho de administração aprovou obtenção de 30 milhões de dólares. E para as empresas controladas situadas na Africa – WEG África Proprietary Limited, e WEG Group África Proprietary Limited e subsidiárias, o valor chega a R$ 320 milhões.

A companhia brasileira tem filiais em 36 países e fábricas em 12 países.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.