Para cuidar da Saúde de São José. Por Adeliana Dal Pont

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD) levou o pré-candidato a prefeito Vaguinho (PSD) para encontro com Jair Bolsonaro (PL)

Adeliana Dal Pont escreve artigo sobre os desafios e propostas para a melhoria do sistema de saúde em São José, destacando a necessidade de novas unidades de saúde e um centro especializado para Transtorno do Espectro Autista.

São José tem quase 300 mil habitantes, é um dos maiores municípios de Santa Catarina, com uma das maiores economias e destaque em geração de emprego. É uma cidade que atrai constantemente novos moradores em busca de oportunidades. Esse crescimento populacional é importante, pois faz a cidade se desenvolver. Mas também é um desafio para o gestor público, que precisa dotar o município da infraestrutura necessária para garantir qualidade de vida para a população.

Neste contexto, um ponto vital é o sistema municipal de Saúde, que necessita de investimentos contínuos para atender a demanda. Eu posso dizer que conheço profundamente o sistema de Saúde de São José. Quando cheguei na cidade, há 30 anos, vim com o desafio de ser secretária e implantar a rede básica de saúde. Na época, era preciso ir até a Capital para conseguir uma consulta médica.

Reformamos, ampliamos e construímos unidades, 29 no total, trabalho que foi intensificado quando fui prefeita. Abri 12 novas unidades de Saúde, entre elas a primeira UPA 24 horas de São José. Mas nos últimos anos esse trabalho não teve continuidade e a Saúde de São José estagnou.

A UPA da Forquilhinha é um exemplo, uma estrutura importantíssima, mas já insuficiente para atender toda a demanda. Minha proposta é construir uma nova UPA 24 horas no bairro Areias para suprir a região Norte do município, garantindo um atendimento mais rápido e mais humanizado.

Do mesmo modo, vamos atuar na rede de atenção básica, construindo quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Praia Comprida, Flor de Nápoles, no Loteamento Renata e na Procasa. Além da reforma e ampliação das unidades da Fazenda Santo Antônio, Ipiranga, Luar, Areias e Sertão do Maruim.

Outro ponto que tem me tocado muito é o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Tenho sido procurada por muitas mães que não sabem se o filho está dentro do espectro e não têm a quem recorrer. Por isso, vou implantar equipes nas unidades de saúde para diagnóstico e elaboração de laudo. Também vamos implantar o Centro de Atenção, Estimulação e Reabilitação a pessoas com TEA, com atendimento sem limite de idade e para as famílias.

São José precisa acelerar em estrutura de saúde, porque a cidade cresce e as pessoas precisam ser bem cuidadas. E eu sei como fazer!


Adeliana Dal Pont (PL) foi prefeita de São José e é candidata ao cargo nas eleições deste ano.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit