Nosso colunista Cláudio Loetz não é candidato, mas também está em campanha. Nesta semana, publicamos as ideias dos candidatos a prefeito de Joinville sobre a criação de parques públicos de lazer no município. As perguntas são as mesmas para os cinco candidatos. A entrevista de hoje é com Adriano Silva (Novo).
Por que, na avaliação do candidato, não há nenhum parque, digno do nome, com adequada área de lazer e gastronomia, até hoje?
Antes de construir novos espaços, foi preciso revitalizar aqueles que já temos. Por isso, logo no início da nossa gestão, lançamos o programa ‘Joinville Mais Bonita’. Com ele, mais de 400 espaços públicos, incluindo parques, praças, áreas de lazer, canteiros e rotatórias foram revitalizados, devolvendo áreas bem cuidadas para os joinvilenses e poupando mais de R$ 4 milhões dos cofres públicos.
Na sequência, avançamos com o projeto dos Passeios Públicos. Já entregamos três, nos bairros Espinheiros, Boa Vista e Paranaguamirim, e estamos construindo o do Aventureiro. O investimento nestes espaços é de R$ 26,5 milhões. Os Passeios Públicos contam com pista para caminhada e corrida, parquinho para crianças e ambientes de convivência para as famílias.
Qual é a importância que este assunto merece no seu programa de governo?
O tema está contemplado com destaque no meu Plano de Governo. Estamos prevendo a construção de um grande Parque Público, formado pelo Palácio das Orquídeas, que já está em construção, e pela Vila Enxaimel, com quase 110 mil metros quadrados, em uma área da Prefeitura em Pirabeiraba, ao lado da Escola Agrícola. Nosso plano também contempla a construção do Parque Linear Porto Cachoeira, criando uma grande área de lazer e contemplação às margens do Rio Cachoeira. A primeira etapa, que já está em fase de licitação, será próxima ao Moinho, e a segunda nas proximidades do Centreventos e da Câmara de Vereadores.
Caso eleito, se compromete a implementar e manter parques públicos (no plural), e onde eles seriam criados?
Sim, além do Parque Palácio das Orquídeas e do Parque Linear Porto Cachoeira, seguiremos avançando com a implantação dos Passeios Públicos nos bairros, para que os joinvilenses tenham acesso a estes espaços também perto de casa.
O senhor sabe se há espaços públicos pertencentes ao município onde estes parques poderiam ser implantados?
Este é um ponto que trabalhamos com muita seriedade. Por isso, todos os nossos projetos para implantação dos espaços são feitos com base em áreas de propriedade da Prefeitura de Joinville.
A prefeitura, num eventual mandato seu, vai desapropriar áreas privadas para implantar parques? Isto poderá ser feito via comodato de até 99 anos?
Considerando os nossos projetos são para áreas que já são de propriedade da Prefeitura, não será necessário desapropriação ou comodato.
Qual é o tamanho mínimo para estes parques cumpram seu papel social para atenderem a população?
Mais do que metragem quadrada, um parque precisa ter espaços pensados e planejados para reunir as famílias. Área para as crianças com parquinho, quadras para prática esportiva, espaço para os pets e locais para descanso. A gente consegue verificar isso, por exemplo, no Passeio Público do Paranaguamirim, que está repleta de família aproveitando aquele espaço.
Mas, sem dúvida, um grande parque público é desejo dos joinvilenses. Justamente por isso temos em nosso Plano de Governo o projeto do Palácio das Orquídeas, em uma ampla área de 110 mil metros quadrados, o que corresponde a mais de 15 campos de futebol do tamanho da Arena.
Quais os equipamentos e serviços estes parques devem oferecer para os joinvilenses terem lazer?
Estamos pensando estes espaços para as famílias joinvilenses, contendo área para as crianças com parquinho, quadras para prática esportiva, pistas de caminhada e corrida, espaço para os pets e locais para descanso, por exemplo.
Estes parques poderão ser implantados pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada, num modelo jurídico de PPP ou outro formato?
Sou um defensor dos projetos em parceria com a iniciativa privada. Um exemplo é o bairro planejado Cidade das Águas, que vai trazer um parque aberto ao público onde antes era o Parque Hansen, que está fechado para obras. Outro exemplo é o Museu de Arte de Joinville, que por meio de uma parceria com a Construtora Axia Vectra terá seu espaço revitalizado. Mas, neste momento, os projetos que temos para parques e passeios previstos no nosso Plano de Governo são construídos pela Prefeitura.
Arte em destaque: Galvão Bertazzi.