Pesquisa 100% Cidades: Topázio amplia vantagem e venceria em primeiro turno em Florianópolis

A nova rodada de pesquisas do 100% Cidades mostra, pela primeira vez na campanha eleitoral de Florianópolis, um cenário claro de definição da disputa ainda em primeiro turno. Segundo o instituto, o prefeito Topázio Neto (PSD), candidato a reeleição, alcançou 54,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada – 6,4 pontos percentuais a mais do que no levantamento divulgado dia 11 de setembro.

O atual prefeito foi o único que apresentou modificação nas intenções de voto para além da margem de erro do instituto, que é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo. As oscilações de Marquito (PSOL) e Dário Berger (PSDB), no entanto, mudaram a configuração da segunda posição na pesquisa. Antes, havia empate técnico, com ambos na faixa de 13% das intenções de voto. A nova pesquisa aponta Marquito em segundo lugar, com 14,2%, enquanto Dário oscilou negativamente e aparece em terceiro com 9,9%.

Com a oscilação negativa, Dário se aproxima do outro grupo de candidatos, Lela (PT) e Pedrão (PP), que também variaram negativamente dentro da margem de erro. O candidato do PT tinha 7,9% e agora aparece com 5,9%, enquanto Pedrão foi de 6,1% para 5,7%. Os resultados apontam para empate técnico entre Dário e Lela no limite da margem de erro. Lela e Pedrão também estão em empate técnico.

Carlos Muller, do PSTU, aparece com 1%, enquanto Brunno Dias (PCO) tem 0,2%. Rogério Portanova (Avante) e Mateus Souza (PMB) não foram citados. Brancos e nulos somaram 2% e os indecisos são 6,2%.

A pesquisa 100% Cidades ouviu 600 pessoas entre 13 e 17 de setembro, tem margem de erro de três pontos percentuais e índice de confiança de 95%. Foi registrada na Justiça Eleitoral: SC-09118/2024.

Topázio abre vantagem também na pesquisa espontânea

O atual prefeito também cresceu na pesquisa espontânea, modalidade em que não são apresentados os nomes dos candidatos e que antecede no questionário a pesquisa estimulada. Topázio passou de 41,% para 46,9%. Marquito tinha 12,7% e agora tem 12,9%. Dário caiu de 9,9% para 8,6%, Lela de 7% para 5% e Pedrão manteve 4,2% nos dois levantamentos. O número de indecisos na espontânea é de 18,6% – eram 20% na rodada anterior da pesquisa 100% Cidades.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit