O RECADO DO FLORIPA CONECTA
Consolidado depois de quatro edições, o Floripa Conecta mostra a versatilidade da economia local e a importância da sinergia entre diversas entidades da sociedade civil, mas também descortina uma carência da capital catarinense: a falta de estruturas adequadas para eventos, especialmente os de grande porte. Florianópolis tem tido dificuldade para se manter como uma das melhores alternativas do país nesse setor – apesar das características geográficas privilegiadas. É pauta prioritária para os representantes que serão eleitos no próximo dia 6 de outubro, seja para a prefeitura ou Câmara de Vereadores. Dois pontos são emergenciais: a definição sobre o futuro do Centro de Eventos de Canasvieiras e a requalificação do Centro de Convenções, no aterro da Baía Sul.
ENERGIA
Alunos de 8 a 11 anos de escolas públicas e particulares estão participando do projeto Celesc nas Escolas, que leva informações sobre geração e distribuição de energia, eficiência energética, segurança e combate às ligações clandestinas de forma lúdica e educativa. Nos últimos dias, voluntários da concessionária passaram pela Escola do Parque, no Parque São Jorge, e pelo Colégio Antônio Peixoto, no Estreito.
CINEMA JAPONÊS – Começa hoje (26) e vai até domingo (29) a 1ª Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis. Os filmes serão exibidos no CIC, com entrada gratuita. A mostra é uma iniciativa da Nipocultura de Florianópolis, com o apoio institucional da Fundação Japão em São Paulo. Serão exibidas obras produzidas de 2006 a 2022.
CINEMA URUGUAIO – Florianópolis vai receber de 1 a 5 de outubro a 6ª edição da Mostra de Cinema Uruguaio, com a exibição de cinco curtas catarinenses e cinco longas uruguaios no cinema do CIC. A programação completa está no site muycinema.com.