VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO: MOBILIZAÇÃO
Um grupo de trabalho permanente vai discutir ações para diminuição do número de acidentes graves envolvendo motocicletas na Grande Florianópolis. A força-tarefa vai incluir iniciativas para conscientização dos condutores em torno de um trânsito mais seguro, reforço da fiscalização para coibir condutas irregulares e eventuais intervenções dos setores de engenharia do tráfego. O encaminhamento foi definido na reunião de ontem (1) que reuniu representantes de órgãos públicos e da sociedade civil no Ministério Público estadual. Segundo o promotor de Justiça Daniel Paladino, que fez a convocação, os números levantados preliminarmente são “assustadores”. O objetivo da mobilização é mudar significativamente o panorama, com redução das internações – que sobrecarregam o sistema público de saúde – e das mortes, que têm um impacto social avassalador.
ARQUITETURA
O livro “MarchettiBonetti + Arquitetos” está celebrando três décadas de atuação do escritório, com apresentação de 27 projetos marcantes nas áreas de arquitetura, interiores e comercial. Com direção criativa de Clarissa Schneider, direção editorial de Letícia Wilson e design gráfico de Pablo Germán Gómez, a obra tem 260 páginas e um caderno com versão em inglês. A pré-venda já está aberta no site da Santa Editora. Parte da receita (25%) será destinada ao projeto social Arquitetura sem Muros, que atua na recuperação de casas da comunidade do Monte Serrat, em Florianópolis.
INDENIZAÇÕES
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) vai acompanhar os encaminhamentos adotados pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para pagamento das indenizações às pessoas atingidas pelo rompimento do reservatório do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, em 6 de setembro do ano passado. A decisão da conselheira substituta Sabrina Nunes Locken ocorre diante da resposta da concessionária de que não seguiria as orientações do tribunal, em despacho anterior, por conta das medidas que já vinha adotando em relação ao assunto. Na decisão anterior, Sabrina orientou que a Casan analisasse a possibilidade de reavaliar as ações já empreendidas para o pagamento dos valores indenizatórios e sugeriu a contratação de uma assessoria técnica independente para atuar junto às pessoas atingidas..
CONCURSO PÚBLICO
A Secretaria de Segurança Pública de Palhoça finalizou o edital do concurso público para seleção de novos guardas municipais. As inscrições abrem no próximo dia 10 e vão até 19 de novembro. O salário é de cerca de R$ 5 mil, incluindo gratificação e auxílio-alimentação.