Veja os números da última rodada de pesquisas 100% Cidades em Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José

Diretor do Futura Inteligência explica o projeto 100% Cidades, que realiza pesquisas eleitorais nos 100 maiores municípios do Brasil em 2024

A última rodada de pesquisas do 100% Cidades no primeiro turno das eleições em Santa Catarina foi concluída nesta quarta-feira. Entre segunda-feira e hoje, foram divulgados os últimos números em Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José.

Os levantamentos mostram estabilidade e forte possibilidade de vitória de Adriano Silva (Novo) em Joinville, mas mostram que as candidaturas de Topázio Neto (PSD) e Delegado Egídio (PL) pararam de crescer em Florianópolis e Blumenau, respectivamente. Em ambas as cidades, há sinal de crescimento de candidaturas que podem viabilizar a realização de segundo turno. Em São José, por sua vez, Orvino Coelho de Ávila (PSD) avançou e deixou pela primeira vez a condição de empate técnico com Adeliana Dal Pont (PL).

O 100% Cidades é um parceria da plataforma de investimentos Apex Partners com o Futura Inteligência e realiza pesquisas eleitorais nas 100 maiores cidades brasileiras nas eleições deste ano. Leia a entrevista que fiz sobre o projeto com o diretor do Futura Inteligência, José Luiz Orrico.

Adriano mantém vantagem folgada em Joinville

A terceira rodada de pesquisas do 100% Cidades no período eleitoral em Joinville mostra uma das disputas mais estáveis entre as principais cidades de Santa Catarina. Ao longo da campanha, todos os candidatos mantiveram seus patamares, com oscilações dentro da margem de erro, com o cenário de indica a vitória do prefeito Adriano Silva (Novo), candidato à reeleição, ainda no primeiro turno.

O atual prefeito tem 51,8 pontos de vantagem sobre a soma dos adversários – eram 54 pontos no levantamento anterior. Adriano Silva aparece com 71,6% das intenções de voto nesta última rodada do 100% Cidades, contra 10,9% de Sargento Lima (PL) e 6,6% de Carlito Merss (PT). Pela margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais, Lima e Carlito estão tecnicamente empatados na segunda posição.

A pesquisa 100% Cidades ouviu 600 pessoas em Joinville entre 26 e 28 de setembro. O índice de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada: SC-03273/2024.


Topázio perde pontos em Florianópolis, mas ainda venceria em primeiro turno

A última rodada de pesquisas do 100% Cidades antes do primeiro turno em Florianópolis mostra que não está descartada a possibilidade de segundo turno na capital catarinense. Líder das pesquisas desde o período pré-eleitoral, o prefeito Topázio Neto (PSD) pela primeira vez perdeu pontos na disputa. Em relação ao levantamento divulgado em 19 de setembro, o pessedista perdeu 6,4 pontos percentuais – variação acima da margem de erro de 4 pontos percentuais.

Mesmo perdendo pontos, Topázio ainda venceria a disputa em primeiro turno. De acordo com o 100% Cidades, ele tem 48,5% dos votos na pesquisa estimulada – 7,9% pontos percentuais a mais do que a soma dos adversários.

A pesquisa do 100% Cidades mostra o deputado estadual Marquito (PSOL) em segundo lugar na disputa com 15,2%, com variação positiva dentro da margem de erro. Em seguida, aparecem colados o ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSDB) e o ex-vereador Pedrão (PP), com 9,7% e 9,5%, respectivamente. Pela margem de erro da pesquisa, o trio está tecnicamente empatado.

Em relação ao levantamento de 19 de setembro, Dário oscilou negativamente dentro da margem de erro, enquanto Pedrão cresceu 3,8 pontos – no limite da margem de erro. Lela ficou estável.

A terceira rodada de pesquisas do projeto em Florianópolis ouviu 600 pessoas entre 27 e 30 de setembro. O índice de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada: SC-01385/2024.


Blumenau tem avanço de Tramontin e indicação de segundo turno

A última rodada de pesquisas do 100% Cidades indica que Blumenau deve ter segundo turno. Delegado Egídio (PL) mantém a liderança, mas perdeu 2,3 pontos em relação ao levantamento divulgado dia 23 de setembro – o que indica interrupção do crescimento verificado naquela pesquisa. Quem subiu na reta final, de acordo com a pesquisa, foi Odair Tramontin (Novo), que passou de 19,4% para 28%. Ana Paula Lima (PT) ficou estável, passado de 15,2% para 16,5%.

Com a oscilação negativa, Delegado Egídio tem 2,3 pontos a menos do que a soma dos adversários, o que indica realização de segundo turno. A margem de erro da pesquisa é de 4,4 pontos percentuais para cima ou para baixo.

O 100% Cidades entrevistou 500 pessoas entre 27 de setembro e 1° de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e ela foi registrada: SC-06510/2024.


Orvino sai do empate técnico em São José

A última rodada de pesquisas do 100% Cidades em São José registra, pela primeira vez na campanha eleitoral, a liderança do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) sem empate técnico. Nos levantamentos anteriores, ele aparecia numericamente à frente da ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL), mas dentro da margem de erro de 4,9 pontos percentuais para cima ou para baixo. Em São José não há segundo turno.

Desta vez, Orvino cresceu 6,2 pontos, alcançado 38% das intenções de voto, enquanto Adeliana oscilou negativamente 1,6 pontos, ficando com 25,8%. Os demais candidatos oscilaram dentro da margem de erro, com destaque para Vanessa Milis (Novo), que alcançou numericamente o terceiro lugar com 7,1%. Ela está tecnicamente empatada com Antonio Battisti (PT) e Moacir da Silva (Podemos).

O 100% Cidades ouviu 400 pessoas em São José entre 28 de setembro e 2 de outubro. O índice de confiaça da pesquisa é de 95% e ela foi registrada: SC-01636/2024.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit