A Dibea de Florianópolis está realizando hoje a castração de 150 pitbulls na Passarela Nego Quirido. A esterilização ocorre apenas nos animais previamente cadastrados no dia 1° de outubro, conforme chamada antecipada da Diretoria do Bem-Estar Animal. A iniciativa da Dibea, cumpre necessidade extrema em Florianópolis, já que animais desta raça tem sido frequentemente encontrados pelas ruas, em geral abandonados.
A Diretoria tem cerca de 60 Pitbulls recolhidos e que estão para adoção. A intenção é que ocorra novas castrações exclusivas para estes animais, mas ainda sem datas definidas. A direção da entidade informou que haverá também novo mutirão de castração, desta vez sem exclusividade de raça, no Norte da Ilha, também sem data confirmada.
O trabalho realizado hoje contribui para as exigências da Lei de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), que em novembro de 2007, proibiu a criação desta raça de cachorros, em Santa Catarina. Além de Pitbulls, os animais e as raças que resultem do cruzamento deles também estão proibidas.
Os incidentes com Pitbulls tendem a ser bastante perigosos. Desde o início do ano aconteceram, mortes, de duas pessoas, envolvendo estes animais, que são bastante ágeis e fortes, e, além de tudo, têm mordedura de uma tonelada, que os faz ainda mais perigosos. Claro que animais cuidados com carinho, tendem a ser extremamente dóceis, e muitas vezes não têm qualquer intenção de fazer mal a quem quer que seja. As multas previstas pela Lei, são de cinco mil reais para reincidência são efetivas ameaças para quem não as observa.