Coluna do Gadotti: Parque Urbano e Marina vai colocar Florianópolis no “mapa internacional”

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

MARINA DA BEIRA-MAR NORTE: TURISMO QUALIFICADO E REFERÊNCIA NO CENÁRIO NÁUTICO
“A cidade vai se transformar com o Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte”, acredita o prefeito Topázio Neto (PSD). Não é exagero. O empreendimento de quase R$ 300 milhões vai gerar de imediato cerca de 2.400 empregos diretos – considerando as embarcações e as operações comerciais que vão se instalar no complexo -, com reflexos imediatos na economia da cidade. Ainda não há, no entanto, uma previsão da receita tributária por conta dos negócios que vão ser realizados.

“Representa uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico para a capital. Com a criação de uma infraestrutura moderna e integrada, o projeto vai atrair um turismo qualificado, capaz de impulsionar diversos setores, como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços”, afirma Mané Ferrari, presidente da Acatmar (Associação Náutica Catarinense).

Segundo ele, é um projeto que “posiciona Florianópolis no mapa internacional, seguindo exemplos de sucesso ao redor do mundo que compreendem o valor da economia do mar”, consolidando a cidade “como um destino de referência no cenário náutico global”. Por fim, o parque urbano e marina reflete “a verdadeira vocação de Florianópolis”.

Com a Licença Ambiental Prévia já emitida, o município aguarda agora pela Licença Ambiental de Instalação (LAI) e pela Licença Ambiental de Operação (LAO). Se tudo ocorrer sem percalços, a expectativa é que o canteiro de obras comece a ser instalado em dezembro, com início das obras em janeiro de 2025.

TRANSIÇÃO
Antes de assumir seu primeiro mandato na Câmara de Florianópolis, Rafael de Lima (PSD) vai fazer parte da equipe de transição de governo em Urubici, na serra catarinense. Ele foi convidado pelo prefeito eleito Leandro Correa, do mesmo partido, que indicou sete nomes para a tarefa. Eles vão se inteirar sobre a situação das contas públicas, inventário de bens, além dos contratos e convênios em vigor.

ORÇAMENTO – A Câmara de Vereadores marcou para 1º de novembro a audiência pública sobre a lei orçamentária de Florianópolis para 2025. Será a partir de 14h, no plenarinho, com organização da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação.

COLÉGIOS MILITARES
A Polícia Militar de Santa Catarina abriu inscrições para o processo seletivo de ingresso no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires para o ano letivo de 2025. Prevê vagas nas unidades de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Chapecó. O prazo vai até 25 de outubro, conforme o edital.

LIVRO – O procurador de Justiça do MPSC Paulo Antonio Locatelli lança no próximo dia 7 de novembro, em Florianópolis, a segunda edição do livro “Elementos para a sustentabilidade da regularização fundiária urbana nas áreas de preservação permanente”.

AFOGAMENTOS – A vereadora Manu Vieira (PL) está pedindo uma reunião ampliada para discutir a estrutura dos postos guarda-vidas e capacidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar para a temporada de verão em Florianópolis.

.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.