Coluna do Gadotti: Justiça determina reparos em patrimônio histórico de Florianópolis

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

MUSEU DO PRESÉPIO DEGRADADO
Em decisão sobre recurso apresentado pelo Ministério Público estadual, a 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de SC determinou que o município de Florianópolis execute, com urgência, obras de reparo e conservação do Museu do Presépio, que fica na região continental. Tombado pelo patrimônio histórico, o imóvel está sem a devida manutenção há mais de uma década, o que motivou uma ação da 22ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, protocolada em 2022. A última vistoria, realizada em 2020, apontou vários problemas estruturais no casarão. Os desembargadores deram o prazo de 90 dias para que a prefeitura inicie as intervenções mais urgentes e tomem providências para a completa restauração do museu. “A proteção do patrimônio cultural não está entregue à livre disposição da vontade da administração pública, pelo contrário, é um dever que não se pode declinar”, destaca o promotor Luiz Fernando Góes Ulysséa. 

Imóvel do Museu do Presépio é tombado como patrimônio histórico. Foto: divulgação

CALÇADAS
A prefeitura de São José elaborou uma cartilha para orientação sobre as calçadas acessíveis. O documento detalha a composição, dimensionamento, sinalização tátil, rebaixamento para faixa de pedestres, rebaixamento do meio-fio, entre outras características que devem ser consideradas. “As normas federais são elaboradas de forma muito técnica e, às vezes, isso pode prejudicar o entendimento de quem não é da área da construção civil. Nossa proposta foi elaborar essa cartilha de forma que possa ser compreendida por toda a população, evitando erros por má interpretação do texto original”, disse o secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Michael Rosanelli.

FORBES
O arquiteto e designer catarinense Jeferson Branco foi destaque na nova edição da revista “Forbes Life Design”, um dos braços editoriais da grife Forbes Brasil. Em 2023, Jeferson já havia sido incluído na lista Forbes Under 30, que destaca profissionais nas mais várias áreas profissionais pelo país.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.