O FUTURO DO PLANEJAMENTO URBANO
Fundador do Movimento Somos Cidade e da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico (ADIT Brasil), o alagoano Felipe Cavalcante questionou ontem (7), em Florianópolis, os rumos do planejamento urbano no Brasil. Segundo ele, historicamente, as cidades foram sendo construídas “para dar conforto e velocidade aos automóveis” , e não para as pessoas. “A humanidade evoluiu em tudo, menos em criar cidades”, acredita. O desafio de garantir mais qualidade de vida, portanto, é mundial. Ele destacou os benefícios do modelo de núcleos urbanos autônomos, que permitam aos moradores resolver todos os compromissos do dia-a-dia no entorno de casa: a chamada “cidade de 15 minutos”. Cavalcante fez uma palestra no evento de lançamento do livro “Inspiração Urbana – Ideias e soluções para cidades brasileiras”, da qual é organizador.
HOMENAGEM
Projeto de lei sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL) dá o nome de cabo PM Luiz Fernando de Oliveira ao 21º Batalhão de Polícia Militar, em Florianópolis. O policial morreu aos 35 anos, em março de 2022, depois de ser baleado em serviço em Ingleses. Ele atuava na unidade do Norte da Ilha de SC.
ESTILO DE VIDA
Florianópolis está recebendo o VII Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, que foca em mudança de hábitos para tratamento e até reversão de doenças. O evento, que reúne médicos, nutricionistas, psicoterapeutas e educadores físicos, começou na quinta-feira e vai até sábado (9), no Hotel Majestic.
PISCINAS NATURAIS
O vereador Gilberto Pinheiro (PL), o Gemada, apresentou um requerimento pedindo providências para a revitalização da trilha das piscinas naturais da Barra da lagoa. Segundo ele, moradores e frequentadores apontam corrimões quebrados, madeiras em decomposição e placas de sinalização danificadas e pichadas.