Coluna do Gadotti: cães nas praias de Florianópolis e outros destaques

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

UMA LEI SEM FISCALIZAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS
O empresário e jornalista Murilo Naspolini fez um desabafo na internet sobre o descumprimento da lei que proíbe a circulação de animais nas praias de Florianópolis. Ele relatou que no final da manhã de quarta-feira (13) foi atacado por um cachorro, um Border Collie, no Campeche, Sul da Ilha de SC. Segundo ele, a tutora, uma turista de Brasília, estava deitada na areia e mantinha o cão solto da guia e sem focinheira. Naspolini teve que ir ao Hospital Celso Ramos, no centro, para tomar vacinas anti-tetânica e anti-rábica. Os postos de saúde do Campeche, do Rio Tavares e da Lagoa não tinham os imunizantes. “Tive vários maravilhosos cachorros nos últimos 30 anos e esses amados seres nunca foram levados à praia. Muita gente, em Floripa, simplesmente não respeita essa lei. Eles acham que controlam 100% seus cães e os levam onde querem!”, disse Naspolini. “Teremos que ver uma criança desfigurada ou um bebê morto por um ataque para tomarmos medidas mais inteligentes e enérgicas? Sem falar dos cocôs e xixis que nossos amiguinhos deixam na areia e que são causadores de doenças. Que tal discutirmos essa questão já?”, defendeu.

É uma lei que está em vigência há 23 anos na capital e vem sendo sistematicamente desrespeitada. Primeiro, pela falta de conscientização. Segundo, pela ausência de uma fiscalização efetiva pelo poder público, que acaba não repreendendo os tutores, muito menos aplicando multas e apreendendo os animais. A temporada de verão pode dar um recado a quem faz de conta que a norma não existe: a Guarda Municipal e as equipes de fiscais que vão estar de olho nos ambulantes irregulares podem também atuar de forma rígida para evitar que banhistas levem seus cachorros para a areia da praia.

EDITAL
O procurador Carlos Augusto de Amorim Dutra, do Ministério Público Federal, recomendou que a UFSC suspenda o processo seletivo para tutor a distância. Segundo o MPF, o edital exige que o candidato more em Santa Catarina, o que não teria amparo legal. Os profissionais estão sendo escolhidos para atuar num curso de extensão em relações étnico-raciais e quilombolas.

ROMARIA
Gabinetes dos deputados estaduais estão lotados neste fim de ano. Entre os visitantes, muitos prefeitos e vice eleitos em outubro que estão circulando pela Assembleia Legislativa para garantir emendas parlamentares já no início do mandato.

GUARDA VIDAS
A vereadora Manu Vieira (PL) apresentou um projeto de lei que cria o programa Adote um Posto Guarda Vidas em Florianópolis. O objetivo é garantir parcerias para ações de manutenção, conservação, revitalização, melhorias e instalações desses equipamentos nas praias. A adoção poderá ser feita individualmente ou em consórcio por empresas privadas, empresas de economia mista, empresas governamentais, entidades associativas, pessoas jurídicas e pessoas físicas, conforme critérios determinados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Segundo ela, a iniciativa é um “avanço essencial” para “a preservação das estruturas necessárias ao salvamento aquático”.

SEGUNDO LOTE
Estão no segundo lote as inscrições da edição 2025 da Night Run Costao do Santinho, que será no dia 8 de fevereiro. O tema será “Fantasia”. No total, serão entregues 40 troféus: serão premiados os cinco primeiros colocados de cada distância (4km, 7km, 10km e 15km), no masculino e no feminino. O site é nightruncostaodosantinho.com. Na foto, os corredores da edição deste ano.

DIA DA FAMÍLIA – O Square SC realiza neste sábado (16), das 9h às 15h, o Family Day. Uma das principais atrações será a exposição de carros esportivos. O evento, que ocorre um sábado por mês, terá música com Los Angelos e praça de alimentação.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.