Os governadores dos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinaram nesta sexta-feira (22) um termo de cooperação técnica com os Ministérios Públicos Estaduais (MPs) para reforçar o combate ao crime organizado e aprimorar a prevenção e a resposta a eventos climáticos extremos. O encontro ocorreu em Florianópolis, durante o 12º encontro do grupo.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, destacou o caráter inovador e colaborativo da parceria. “É uma relação muito respeitosa e criativa que estamos estabelecendo, para servir de exemplo ao Brasil e outros estados, com a presença de governadores amigos que se ajudam independentemente de partido”, afirmou.
Os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos), presentes em cada Ministério Público estadual, serão fortalecidos por meio do convênio. A proposta é criar um grupo integrado de trabalho, unindo inteligência policial e expertise jurídica para potencializar operações contra o crime organizado.
Além disso, avanços já estão em curso em estados como o Paraná. O governador Ratinho Junior anunciou recentemente a ampliação do suporte ao Gaeco, com a criação de um núcleo em Umuarama, totalizando dez núcleos regionais no estado.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti, também reforçou a relevância do convênio. “Essa parceria vai além do Sul e Sudeste. Ela serve de modelo para todo o Brasil, inspirando ações concretas e efetivas em outros estados”.
A colaboração entre os estados e os MPs, tema discutido na última edição do Cosud no Espírito Santo, reafirma o compromisso das regiões Sul e Sudeste com a segurança pública e a gestão eficiente de crises climáticas.
Foto: Eduardo Valente/GOVSC