Nesta terça-feira (17), o Partido Liberal (PL) de Balneário Camboriú divulgou nota oficial para rebater a ação movida pela Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB), classificando-a como um “ataque ideológico”. A ação, que tramita na primeira instância da Justiça Eleitoral, investiga uma possível fraude à cota de gênero envolvendo candidaturas femininas fictícias nas eleições municipais.
Em nota, o PL rejeitou as acusações, classificando-as como “absurdas, sem provas concretas e fora de contexto”. O partido acusou a coligação adversária de tentar minar sua atuação política na cidade e destacou que atualmente detém 31% das cadeiras na Câmara de Vereadores.
O partido reforçou também que sua atuação está comprometida com a defesa da liberdade, da justiça social e dos valores cristãos, e que a participação feminina dentro do partido foi amplamente inspirada por Michelle Bolsonaro. “Mesmo com pouca estrutura, nossas candidatas foram à luta, levando seus nomes e projetos legítimos para a população”, afirmou o comunicado.
Entenda a denúncia
A Federação Brasil da Esperança acusa o PL de usar quatro candidaturas femininas fictícias para atender à cota de gênero de 30% exigida pela lei eleitoral. Segundo a coligação, três das candidatas declararam contas zeradas e a quarta, gastos considerados insuficientes para uma campanha real.
A denúncia inclui relatos de atividades de campanha limitadas e supostas irregularidades no desempenho eleitoral dessas candidatas, caracterizando-as como “laranjas”. A ação solicita a cassação dos mandatos do vereador Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e de outros cinco vereadores eleitos pelo PL em Balneário Camboriú.
A Justiça Eleitoral irá analisar o caso, enquanto o PL se mantém confiante na legitimidade de suas ações e na decisão favorável do tribunal.
Veja a nota na íntegra
“O Partido Liberal (PL) de Balneário Camboriú vem a público esclarecer as recentes acusações de fraude à cota de gênero. Repudiamos essas alegações absurdas, sem provas concretas e fora de contexto. Trata-se de puros ataques ideológicos, com o objetivo de prejudicar o trabalho do partido, que está unido na luta pelo melhor para a nossa cidade.
Balneário Camboriú tem demonstrado sua confiança no PL, o que se reflete no fato de o partido ocupar, hoje, 31% das cadeiras da Câmara de Vereadores. Somos um partido que existe para discutir ideias, propor soluções e colocar em prática projetos que beneficiem a sociedade.
Temos como missão defender o cidadão, fortalecer o mercado por meio da livre iniciativa e lutar pela justiça social. Desde então, buscamos envolver homens, mulheres e jovens para construir um Brasil mais justo, democrático e comprometido com os valores cristãos.
A participação das mulheres em nosso partido tem sido inspirada por Michelle Bolsonaro, que, junto a tantas outras líderes, luta diariamente pelo futuro do país. Por isso, demos oportunidade para mulheres que, mesmo sem muita estrutura, foram à luta por aquilo em que acreditam, fazendo campanha nas ruas e levando seus nomes para se fazerem presentes na Câmara de Vereadores.
Reiteramos que todas as normas eleitorais foram seguidas e que nossas candidatas defenderam um projeto político legítimo, pautado na liberdade e no progresso. Confiamos que a justiça será feita e que a verdade prevalecerá.
Agradecemos o apoio de nossos filiados e da sociedade. Continuaremos mantendo todos informados sobre o andamento desse assunto.”