Após um primeiro turno que expôs a fragmentação das forças internas da legenda em Santa Catarina, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidirá somente em segundo turno o seu novo presidente estadual. Até às 22:00 hrs deste domingo, 6, apurações internas apontam os deputados estaduais Fabiano da Luz e Luciane Carminatti em primeiro e segundo lugar, respectivamente, com 3.040 e 2794 votos.

O resultado, que ainda não é oficial, fragiliza o grupo do atual presidente estadual Décio Lima que apostava em uma vitória mais ampla de Fabiano da Luz e surpreende pelo desempenho de Carminatti que comemorou os números afirmando que o trabalho realizado para a eleição “deu certo”.
“Não temos ainda o resultado final, só teremos amanhã, mas tudo indica que esse trabalho bonito, coletivo e conjunto, é responsável pelo resultado que tivemos”, disse em vídeo divulgado para os grupos de WhatsApp de aliados.
A assessoria de Fabiano da Luz afirmou que o candidato só se manifestará após a oficialização dos resultados do primeiro turno.
A eleição do PT realizada durante este domingo, simultaneamente em 230 municípios, das 9h às 17h, contou com cinco nomes disputando a presidência do partido. Além de Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, o deputado estadual Padre Pedro Baldissera e os vereadores de Florianópolis, Carla Ayres e Bruno Ziliotto também concorreram ao cargo.
No último resultado prévio apurado pelo portal, de um total de 8628 votantes, Fabiano da Luz aparece com 3040, Luciane Carminatti com 2794, Padre Pedro com 1952, Carla Ayres com 630 e Bruno Zilotto com 212.
O resultado além de surpreender pelos números, também demonstra a baixa participação e mobilização dos filiados no pleito. Ao todo, 64.125 filiados poderiam participar diretamente da escola dos presidentes municipais, estadual e nacional e suas respectivas chapas.
O resultado oficial deve ser conhecido somente na segunda-feira, 7, e o segundo turno está previsto para 20 de julho.