Município de Florianópolis tem prazo para lançar licitação da Casa de Passagem Indígena


O município de Florianópolis tem 60 dias para publicar o edital de licitação das obras da Casa de Passagem para indígenas, no espaço do antigo Terminal de Integração do Saco dos Limões (Tisac). O prazo foi definido durante audiência na 6ª Vara da Justiça Federal da Capital, em que a comunidade indígena concordou com o projeto da prefeitura. A reunião foi coordenada pelo juiz federal Marcelo Krás Borges. Em 10 dias a administração municipal organizará junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) os requisitos para formalizar a delimitação das áreas da Casa de Passagem, incluindo o espaço destinado ao ponto de cultura e ao parque linear. O valor da obra está estimado em R$ 6 milhões. A área total tem cerca de 17,7 mil m².

PLANO DIRETOR
O Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade do MPSC vai avaliar indícios de inconstitucionalidade da lei municipal de 2023 que revisou o Plano Diretor de Florianópolis. Dependendo da análise, as mudanças poderão ser contestadas judicialmente. Representação nesse sentido foi encaminhada à 32ª Promotoria de Justiça da capital pelo deputado estadual Marcos José de Abreu (PSol), o Marquito. Já tramita uma ação direta de inconstitucionalidade, proposta em maio pela Procuradoria-Geral de Justiça, contra oito artigo do “novo” Plano Diretor.

ÁREAS DE RISCO
A 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital determinou que o município de Florianópolis comprove o cumprimento de uma liminar, obtida pela 22ª Promotoria de Justiça do MPSC em setembro de 2023, que determina ações em áreas de risco no Estreito, bairro continental. A decisão dava um prazo de 90 dias para elaboração de um projeto e execução das obras para eliminação de risco aos moradores. A liminar também proíbe a expedição de licenças, alvarás ou autorizações para edificação de novas residências, reformas, ampliações de residências, parcelamento, desmembramento e remembramento do solo no local enquanto os riscos apontados não forem eliminados, sob pena de imposição de multa.

Preservação – Segundo a promotoria, desde janeiro de 2021 a Defesa Civil de Florianópolis “tem ciência de que a área se encontra em risco alto e muito alto por possibilidade de queda de talude de solo e rocha em área habitada, colocando em risco a integridade física dos cidadãos, além de impactos negativos nos campos social e econômico”.  O curioso é que o próprio Ministério Público reconhece que “as construções estão em uma área de preservação permanente, no topo do morro”, situação causada pela ocupação desordenada alimentada pela omissão do poder público.

CÂMERAS 360
A colocação de sensores inteligentes, câmeras 360° (foto), leitura de placas, mapas de calor, estação meteorológica e inteligência artificial estão fazendo a diferença na praça Charles Bento Pereira, em Ingleses, norte da Ilha de SC. O aumento da sensação de segurança é resultado do Programa de Urbanidade, desenvolvido pela Urbanii em parceria com o poder público. “A praça mostra que é possível aliar inovação com cuidado e gerar impacto real na vida das pessoas. A tecnologia que aplicamos aqui não é para vigiar, é para proteger, escutar e fortalecer o pertencimento de quem vive no entorno”, afirma Rubem Henrique, CEO da Urbanii, sobre a revitalização do local.

ACELERA CENTRO
A CDL Florianópolis lança nesta quinta-feira (10), às 19h, o “Acelera Centro”, uma série de ações voltadas a empresários do varejo na região central. “Queremos estabelecer uma comunicação clara e objetiva com os empresários, sempre mirando o objetivo comum, que é vender mais”, afirma Dino Gueno, criador da Rede Milionária e um dos palestrantes. Quem também conduz o programa é o especialista em marketing digital, Leandro Magalhães. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

CONSELHOS – A Celos empossou, na segunda-feira (7), os novos membros dos conselhos fiscal e deliberativo para o biênio 2025–2027. No fiscal, assumiram como titulares Fernando Yamakawa e Marilise Granemann, com Patricia Mendes da Silva eleita presidente. No deliberativo, tomou posse Rogéria Rodrigues Machado.

SUMMIT – Estão abertas até 31 de agosto as inscrições gratuitas para escritoras e artistas interessadas em participar da programação do Delas Summit 2025, que será nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing