As abordagem das pessoas em situação de rua deve ser feita com urbanidade e respeito pela dignidade humana, mas sempre acompanhada por força policial armada. “Não raras vezes as pessoas abordadas estão com armas brancas que podem colocar em risco não só a sociedade em geral, como também as pessoas que estão ali para fazer o diagnóstico e os encaminhamentos de políticas públicas”, afirma o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público de SC, promotor Geovani Werner Tramontin. A 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da capital está instaurando um inquérito civil para apurar como essas abordagens vêm sendo realizadas em todo o estado de Santa Catarina. A iniciativa foi deliberada pelo Grupo PSR (Pessoas em Situação de Rua), composto por 12 promotores de justiça com atuação nas áreas de Direitos Humanos e Segurança Pública, entre eles o titular da 40ª promotoria, promotor Jádel da Silva Júnior. Nesta terça-feira (15), a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Cavallazzi, divulgou uma nota oficial sobre o assunto.
Imprensa – A Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), lança nesta quinta-feira (17), às 19h, o 5º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo. O evento terá a presença do jornalista Marcelo Canellas.

A Associação Pró Desenvolvimento de Ingleses (ADIN) e mais de 30 entidades e associações repudiaram a pichação de obras de arte em muros da rua das Gaivotas, que fazem parte do projeto de revitalização dos acessos à orla. “A sociedade não pode aceitar esse tipo de violência simbólica. É preciso afirmar, com firmeza, que o espaço público pertence a todos e, por isso mesmo, deve ser respeitado por todos. Aceitar a pichação sobre murais artísticos é aceitar o retrocesso, é minar os esforços de transformação urbana que nascem do diálogo e da cooperação”, afirmaram em nota pública. Foto: divulgação
Medicina & arte – Idealizador do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, o médico oncologista Marcelo Collaço Paulo é o convidado do projeto Jazzinn Talks, que será no próximo dia 30, às 17h, no Jazzinn Gastrobar, no Beiramar Shopping. O tema é “Medicina e arte como paixão”.
Projetos – A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) abre nesta terça-feira (15) o prazo de inscrições para o Programa de Apoio a Projetos (PAP) 2025/2026, que financia ações de impacto social voltadas à capital catarinense. Organizações sem fins lucrativos com sede em Florianópolis podem submeter seus projetos até o dia 10 de agosto por meio da plataforma oficial da entidade em oito categorias: empreendedorismo e trabalho; inovação; cultura e artes; turismo; educação; inclusão de pessoas com deficiência; meio ambiente e saúde.
CÂMERAS
A prefeitura de Florianópolis está instalando três novas câmeras de alta definição da região do viaduto na divisa com São José. O objetivo é reforçar a segurança, o monitoramento do trânsito e da circulação de pessoas, além de impedir práticas de descarte irregular de lixo em áreas públicas. O sistema opera 24 horas por dia, com o monitoramento realizado pela Guarda Municipal.