Lançado edital para o Hospital Público Veterinário de Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), lançou nesta sexta-feira (18) o edital para a implantação do primeiro Hospital Público Veterinário de Santa Catarina.

A nova unidade será instalada na SC-401, no bairro Itacorubi, no mesmo endereço onde hoje funciona a sede da Dibe. O serviço é um compromisso de campanha à reeleição de Topázio Neto (PSD).

“Estamos dando um importante passo para a construção do novo hospital veterinário e público , que é prioridade para nós. É um novo equipamento para atender às famílias de baixa renda e pra quem adota nossos animais na Dibea. É também um incentivo para aumentar o número de adoções “, afirma Topázio.

O hospital oferecerá uma estrutura completa com serviços clínicos, cirúrgicos, laboratoriais, exames de imagem, internações, castrações, vacinação e microchipagem. O atendimento será voltado a toda a população, com prioridade para animais de tutores inscritos no CadÚnico, protetores cadastrados, animais comunitários e adotantes de cães e gatos atualmente acolhidos pela DIBEA. Nesses casos, os procedimentos serão integralmente gratuitos.

“Este hospital é um marco no cuidado com os animais e no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, cuidadores e adotantes. Estamos reforçando nosso compromisso com a proteção animal e a saúde pública, garantindo acesso à saúde animal e promovendo bem-estar para quem mais precisa”, destaca o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.

A gestão da unidade será feita por meio de uma parceria com uma Organização Social (OS), responsável por manter a equipe técnica composta por médicos veterinários, técnicos de laboratório, radiologia, esterilização e auxiliares. De acordo com a administração pública municipal, o hospital funcionará 7 dias da semana, com plantão 24 horas para urgências e emergências, como atropelamentos ou casos envolvendo animais albergados.

Além dos serviços hospitalares, a estrutura também dará suporte ao abrigo municipal, ampliará as ações de castração e vacinação de animais em situação de abandono e fará o acolhimento e registro de cães comunitários.

“A cidade cresceu demais, muita gente chegando, a população de animais cresceu também. Além disso, a própria concepção da sociedade sobre os direitos e a necessidade de proteção dos animais”, disse a vereadora Priscila Fernandes (PSD). A criação de um hospital veterinário público é uma das principais bandeiras da parlamentar, que chegou a publicar um vídeo sobre o assunto junto com Topázio durante a disputa eleitoral do ano passado.

PRÓXIMOS PASSOS
Aprovado pela Assembleia Legislativa na última sessão antes do recesso, o projeto que autoriza o reconhecimento do município de Florianópolis como proprietário da antiga rodoviária, na avenida Mauro Ramos, volta a tramitar na Câmara de Florianópolis no início de agosto, no retorno das atividades das comissões e do plenário. Com o impasse causado pela descoberta da duplicidade de matrículas – governo do estado e prefeitura -, o PL parou na Comissão do Orçamento.

GIBIS & SURFE
O programa Educando Cidadãos, que surgiu em 2024 para estimular uma cultura pautada pela ética entre as novas gerações, terá um gibi como ferramenta educativa. O projeto está em andamento, com colaborações especiais. As ilustrações terão a assinatura do artista plástico Luciano Martins, que dispensa apresentações. O projeto de combate à corrupção também vai contar com a adesão da Confederação Brasileira de Surfe, comandada pelo campeão catarinense Teco Padaratz.

MAQUIAVEL
O ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) usou as redes sociais, na sexta-feira (18) para uma reflexão sobre política: “Maquiavel, que não era maquiavélico, já alertava que o governo que trabalha para se mostrar eficaz é o que cuida das aparências e domina a arte de iludir (leia-se aqui: publicidade), criando no credo coletivo uma arma de massa mais poderosa que muitos exércitos. Essa crença coletiva subsiste e se mantém na preguiça de pensar, pois a maioria das pessoas prefere acreditar do que refletir”.

CALÇADAS
Florianópolis está precisando de uma força-tarefa para fiscalização das condições das calçadas, com trechos em condições precárias, sem acessibilidade e oferecendo riscos aos pedestres – especialmente idosos. Não são poucas as ocorrências de quedas, com lesões que exigem atendimento médico, e as reclamações recebidas pela coluna. Na Câmara de Florianópolis, a vereadora Ingrid Sateré Mawé (PSol) entrou com um pedido de informações à prefeitura sobre a fiscalização feita para cumprimento da lei municipal que criou o “Calçada certa”, que prevê regras para os passeios públicos.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing