
Está em andamento, desde o dia 7 de julho, o Curso de Formação Profissional (CFP) para novos policiais penais de Santa Catarina. A capacitação ocorre no Centro de Treinamento Operacional, em São Pedro de Alcântara, e segue até o dia 2 de agosto. Nesta etapa do concurso público, a previsão é de que 941 alunos sejam formados — sendo 542 mulheres e 399 homens.
O curso está sendo realizado em formato híbrido, com parte das atividades desenvolvidas presencialmente e outra parte em ambiente virtual.Entre os conteúdos abordados estão Gerenciamento de Crises, Atendimento Pré-Hospitalar, Sistema de Comando de Operações, Prevenção e Combate a Incêndio, Inteligência Penitenciária, Legislação Aplicada ao Servidor Público Estadual, Intervenção Penitenciária, entre outros temas fundamentais para a atuação no sistema prisional.
Após a conclusão do curso, os novos policiais penais serão lotados em unidades prisionais de todas as regiões do estado, reforçando o efetivo e contribuindo para o fortalecimento da segurança e da gestão no sistema penitenciário catarinense.