Governo já definiu localização de radar meteorológico em Florianópolis, diz Mario Hildebrandt

Após as chuvas que causaram estragos em municípios da Grande Florianópolis e da Foz do Rio Itajaí, o governo do Estado avaliou a necessidade de instalar um radar meteorológico na região litorânea – atualmente coberto pelo equipamento de Lontras, no Alto Vale. O secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Mario Hildebrandt (PL) afirma que o local já está definido.

Mario Hildebrandt concedeu entrevista em visita a Criciúma, na sede da rádio Eldorado. Foto: Karolina Bonin, Divulgação.

Segundo o secretário, o novo radar meteorológico de Santa Catarina será instalado em Florianópolis, no Morro das Almas.

– O governador Jorginho Melo determinou um levantamento e constatou-se a necessidade de colocar um radar. E o melhor local que nós levantamos para instalar o radar é o Morro das Almas, em Florianópolis mesmo. Eu já fui pessoalmente fazer uma visita lá, conhecer o local. Agora nós estamos na tratativa de compra do radar – afirmou Hildebrandt.

Segundo Hildebrandt, a secretaria está elaborando o termo de referência para a definição do radar que será comprado.

– É um processo que leva em torno de um um ano, um ano e meio, por conta do modelo que tem que ser fabricado e daí tem que ser importado. Normalmente é alemão ou americano – detalha.

Nesse meio tempo, o Estado terá que viabilizar questões logísticas de acesso ao local e também de energia elétrica.

– Já estamos conversando com a Celesc para questão de colocar o sistema trifásico. Com a prefeitura de Florianópolis precisamos da doação de uma área do terreno que a gente possa cercar e garantir a segurança do radar, além de melhorar a estrada de acesso, que hoje só veículos de tração quatro por quatro conseguem subir. Inclusive, nós vamos apoiar financeiramente a prefeitura para fazer essas melhorias.

As chuvas de janeiro apresentaram características inesperadas e muito superiores ao que os modelos de previsão indicavam. As ferramentas meteorológicas, que incluem modelos globais e regionais, apontavam uma condição de chuva entre 50 a 70mm. No entanto, o que se registrou foram volumes que ultrapassaram os 350mm em poucas horas, quase o dobro da média esperada para todo o mês de janeiro.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit