O ex-deputado federal Rodrigo Coelho se filiou, na noite desta segunda-feira, ao MDB. O ato, realizado em Joinville, contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais o presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), e o vice-presidente nacional e presidente estadual do partido, deputado federal licenciado e secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini.

– A política é a arte mais nobre de fazer o bem. Mas, infelizmente, foi corrompida nos últimos anos porque as pessoas de bem se afastaram da política – afirmou Coelho.
Emocionado, ele agradeceu aos mais de mil presentes no evento.
– Não estou apenas assinando uma ficha de filiação, estou voltando para casa, para as minhas origens.
Baleia Rossi destacou que, mesmo em um período de forte polarização política, o partido teve o melhor desempenho nas urnas no último pleito.
– Em 2024, foi a primeira vez que o MDB conquistou a prefeitura de São Paulo, a maior cidade não só do Brasil, mas da América Latina. Somos municipalistas e temos o maior número de pessoas administradas no país, além de mais de oito mil vereadores eleitos. Contudo, é preciso lembrar que, para chegar até aqui, ninguém faz nada sozinho – declarou o dirigente nacional, que lembrou dos valores e da política do diálogo, citando a importância do ex-governador Luiz Henrique da Silveira no cenário nacional.
Em seu discurso, Carlos Chiodini falou sobre a necessidade de reorganização dos partidos políticos diante do atual cenário.
– O MDB está prestes a completar 60 anos. É um partido antigo, entretanto, não é um partido velho, pois sempre se renova e olha para frente, tendo em seu DNA as maiores conquistas tanto da realidade brasileira quanto de Santa Catarina e dos nossos municípios”, declarou.
Para ele, a filiação de Coelho é um momento de alegria, não apenas pelo fortalecimento da sigla, mas pela amizade construída ao longo dos anos e pela confiança mútua em um projeto político que prioriza o diálogo, o desenvolvimento regional e a boa gestão pública.
Advogado de formação, Rodrigo Coelho foi deputado federal (2019–2022), vereador em Joinville (2017–2019) e vice-prefeito durante a gestão de Udo Döhler (2013–2016), mesma época em que assumiu a presidência da Fundação Cultural de Joinville.
– Governamos juntos a nossa cidade, e é com muita alegria que estamos vivenciando esse momento. Coelho é um homem preparado, conhece Santa Catarina, transita bem em Brasília e retornará à Câmara Federal no próximo ano – ressaltou o ex-prefeito Udo Döhler.
Seu pai, João Norberto Coelho Neto, expressou orgulho pela escolha do filho. Ex-deputado estadual pelo MDB (1983–1987), ele lembrou a história emedebista em Joinville, com destaque para nomes como Pedro Ivo e Luiz Henrique da Silveira.
– Novamente o MDB se fortalece na nossa região e vamos conquistar o protagonismo que sempre merecemos.
Para a senadora Ivete Appel da Silveira, a filiação de Rodrigo Coelho representa o retorno de alguém da família.
– A gente estava te esperando de braços abertos – disse, emocionada.
Já o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Fernando Krelling, afirmou: “Em um período em que atravessamos brigas de torcida, é preciso um craque para jogar em campo.