Artigo de Carlos Chiodini, Deputado Federal (MDB-SC)

O MDB de Santa Catarina vive um momento singular de fortalecimento e união. Como presidente estadual, que mais uma vez assume a responsabilidade de continuar como vice-presidente nacional do partido, vejo com clareza que nosso maior patrimônio é a confiança que conquistamos por toda Santa Catarina ao longo de 59 anos de histórias e lutas. Somos uma sigla que dialoga com a realidade das pessoas, que constrói soluções junto com as comunidades e que, mais do que nunca, acredita na força da renovação com responsabilidade.
Somos um partido que valoriza o passado de olho no futuro, sempre se renovando e fortalecendo. Por isso, recebemos com entusiasmo, o ex-deputado federal Rodrigo Coelho nos quadros do MDB catarinense. Sua chegada representa mais do que um reforço político, é um gesto de confiança no projeto coletivo que estamos construindo. Rodrigo traz experiência, juventude e espírito público, valores que estão profundamente alinhados com a trajetória do nosso partido. A presença dele fortalece ainda mais nossa representatividade no Norte do Estado, especialmente em Joinville, e reafirma nosso compromisso com a renovação permanente.
Nossa história é feita de grandes marcos e lideranças que moldaram Santa Catarina. De Pedro Ivo a Luiz Henrique da Silveira, passando por Casildo Maldaner, Paulo Afonso e Eduardo Pinho Moreira, grandes governadores que ajudaram a construir um legado de conquistas para nosso Estado. Hoje, com 70 prefeitos, mais de 800 vereadores e presença nos 295 municípios, o MDB segue como uma das maiores forças políticas do Estado e isso se deve à dedicação de cada um dos mais de 180 mil filiados, que acreditam na política como instrumento do bem comum e fazem do MDB mais que um partido: uma família.
A política que praticamos é de centro, de equilíbrio e de escuta. Não nos guiamos por extremismos, mas sim, pelo compromisso com o diálogo e com resultados concretos. Como já disse o ex-presidente americano Dwight D. Eisenhower, citado recentemente por Arnold Schwarzenegger, em evento econômico em São Paulo, “a política é como uma via: nos extremos ficam as sarjetas, então, é pelo centro que se prospera.”
Seguimos firmes, prosperando, olhando para o futuro com responsabilidade, sem esquecer o valor do nosso passado. O MDB de Santa Catarina é, hoje, o reflexo da sua base: forte, democrática, plural e comprometida. E continuará sendo, com união, escuta e renovação constante.