O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) abriu consulta pública voltada a prefeituras, entidades, universidades e empresas privadas para coletar sugestões que possam contribuir para a nota técnica que servirá de guia para a elaboração de editais de licitação específicos para alargamento de praias. De acordo com o TCE/SC, a norma pretende padronizar temas como o licenciamento ambiental, a gestão do projeto e a estimativa de custos das obras. Auditores da Diretoria de Licitações e Contratações passaram, em agosto do ano passado, por capacitação voltada para análise de obras desse tipo. As aulas foram ministradas pelo engenheiro civil, oceanógrafo e mestre em Engenharia Ambiental Pablo Merlo Prata, do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) do Espírito Santo. O treinamento foi motivado pelo fato de Santa Catarina ser o Estado onde há a execução da maior quantidade de obras desse modelo no país, como em Florianópolis (Ingleses, Canasvieiras e Jurerê) e Balneário Camboriú, já concluídas, e Balneário Piçarras, Barra Velha e Navegantes, em planejamento e com decisões do TCE/SC sobre o assunto.

Florianópolis vai receber sete totens com câmeras de alta resolução e leitura de placas de veículos, que serão instaladas em locais estratégicos. A ação faz parte de um acordo de cooperação assinado entre a Secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Urbanii Tecnologia da Informação, empresa de Joinville, Norte de SC. O projeto pretende reforçar a segurança do patrimônio público, coibir vandalismo e depredações, “promover a inteligência territorial com sensores ambientais e de infraestrutura” e “reduzir custos públicos indiretos com manutenção corretiva e reparos do mobiliário urbano”. As chamadas Unidades Autônomas de Urbanidade são de polietileno e têm 2,2 metros de altura. Segundo a vice-prefeita e secretária de Segurança, Maryanne Mattos (PL), as localidades estão sendo definidas, mas centro, Carianos e Ingleses já estão na lista. As imagens dos totens, que ficarão em pontos de grande circulação – especialmente perto de estabelecimentos escolares – serão monitoradas pela Guarda Municipal.
ANIVERSÁRIO – A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) prepara uma programação, prevista para setembro, em comemoração aos 150 anos do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis.