Deputado quer sustar regulamentação da lei de SC sobre cannabis medicinal

O deputado estadual Pedro Baldissera (PT) apresentou um projeto de lei com o objetivo de sustar a regulamentação da lei que cria a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à base de Cannabis. A intenção é eliminar entraves e permitir que o medicamento chegue a mais pacientes em Santa Catarina. “Envolver as associações existentes no estado vai baratear o canabidiol e possibilitar ao SUS a distribuição em larga escala”, afirma o parlamentar, que participou de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa sobre o uso da cannabis medicinal. Um grupo de trabalho, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, será criado para discutir formas de avançar na prescrição do remédio, considerado eficaz para pacientes com Parkinson, Alzheimer, dores agudas, ansiedade, depressão e outras doenças.

QUARTEL
Presidente do Conseg do Campeche, o policial rodoviário federal Maicon Colombo pediu apoio da Câmara de Vereadores para tirar do papel do projeto de um quartel da PM no Sul da Ilha de SC. “As instalações atuais das forças de segurança não são adequadas. A Polícia Militar precisa e a comunidade merece”, destacou. Com terreno garantido para a sede, a comunidade está buscando garantir recursos do poder público para a obra. “Os conselhos de segurança estão mobilizados para sensibilizar as autoridades”, falou Maicon na tribuna do Legislativo.

SC-281
O grupo de trabalho criado para propor ações emergenciais que amenizem os problemas da SC-281 terá a primeira reunião nesta quarta-feira (27), na sede da Aemflo/CDL de São José. Representantes da prefeitura e empresários da região vão discutir medidas que melhorem o tráfego e garantam mais segurança, considerando o aumento do tráfego na via, ligação estratégica à BR-101 e ao Contorno Viário. “O desenvolvimento da nossa região passa diretamente pela melhoria da infraestrutura viária. A SC-281 é estratégica para o escoamento da produção, a mobilidade da população e a atração de investimentos. Precisamos de soluções imediatas, e para isso é essencial mobilizar e unir esforços”, afirma o presidente das entidades, Gilberto Rech.

Urgência – Durante a reunião com o secretário de Infraestrutura de SC, Jerry Comper, em 11 de agosto, foi informado que a licitação para a duplicação da rodovia deve ocorrer até dezembro deste ano, contemplando 6,2 km de extensão e viadutos no trecho entre a BR-101 e o Contorno Viário. Apesar da previsão, lideranças empresariais e políticas destacam que não é possível aguardar até quatro ou cinco anos para a conclusão da obra definitiva.

RIOS URBANOS
O vereador Afrânio Boppré (Psol) apresentou requerimento na Câmara de Florianópolis pedindo a realização de uma audiência pública para debater decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em relação à construções próximas de rios urbanos, mesmo que já canalizados e/ou localizados em áreas urbanas consolidadas. A decisão, relatada pelo ministro Gurgel de Faria, é baseada no Código Florestal Brasileiro.

CENTROSUL
A Secretaria de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis está convocando investidores interessados em participar da sondagem de mercado sobre a nova concessão para ampliação e modernização do Centro de Eventos (CentroSul) e exploração das áreas próximas na Baía Sul. As reuniões virtuais serão entre 3 e 24 de setembro.

ONCOLOGIA
O Hospital SOS Cárdio inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (26), sua nova estrutura oncológica, resultado de um investimento de R$ 2,5 milhões. A unidade reúne equipe multidisciplinar formada por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, médicos paliativistas, hospitalistas, intensivistas, nutrólogos, psicólogos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e fonoaudiólogos. “Esse projeto foi pensado a partir das melhores referências nacionais e internacionais. O paciente passa a ter sua jornada centralizada e integrada, com acesso desde consultas e exames até infusões, cirurgias de alta complexidade, cuidados paliativos, emergência e UTI. Isso coloca o paciente no centro de todo o cuidado, garantindo conforto, agilidade e melhores desfechos clínicos”, destacou o diretor técnico Fernando Graça Aranha.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing