
Florianópolis vem se consolidando como o maior polo de inovação de Santa Catarina. Não é à toa que é reconhecida como a capital nacional das startups. Com mais de 6 mil empresas de base tecnológica, que geram 38 mil empregos diretos, a cidade apresenta uma densidade de startups por habitante dez vez maior do que a de São Paulo. Compartilhados nesta quarta-feira (27), no primeiro dia do Startup Summit 2025, os dados fazem parte do Observatório Sebrae Startups. uma radiografia do ecossistema que engloba modelo de negócio, aspectos financeiros e outros vetores de desempenho. Florianópolis apresenta o maior número de startups do Estado: 850.
“Nossa cidade é destaque no Brasil e no mundo, sendo reconhecida nacionalmente como a Capital das Startups, a cidade da inovação e do desenvolvimento econômico. Esperamos que possam aproveitar o momento para fazer negócios, trazer ideias para quem sabe fechar negócios e montar novas startups em nossa cidade. Não tenho dúvidas de que Florianópolis é o lugar ideal para este evento”, disse a secretária executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais da prefeitura de Florianópolis, Zena Becker.
O presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Diego Brites Ramos, também enalteceu a vocação da capital em inovação. “O que Santa Catarina faz diferente é, com certeza, a colaboração e a confiança. Estamos juntos ao Sebrae desde o primeiro Startup Summit e, hoje, conquistamos relevância internacional com a participação de delegações de outros países. Com confiança e colaboração estamos ajudando a criar um pólo em Santarém no Pará; criamos o MIDTEC, a nossa premiada incubadora com quase três décadas de existência; construímos políticas públicas para auxiliar o empreendedor; criamos o Floripa Mais Tech e outras tantas iniciativas. Esse é o modelo que dá certo, com confiança e colaboração. Viva o empreendedorismo”, ressaltou.
A programação do evento vai até sexta (29), com 20 trilhas de conteúdo sobre temas como inteligência artificial, captação de recursos, saúde, energia, agronegócio, varejo e internacionalização. Mais de 200 palestrantes estão confirmados, entre eles nomes de destaque no cenário global de tecnologia e negócios, como Tom Gruber (cofundador da Siri/Apple), Carolina Strobel (Antler), Guilherme Horn (WhatsApp/Meta), Daniele Amaro (Paytrack) e Diego Contezini (Asaas).
Além do conteúdo, o evento conta com uma ampla área de negócios, reunindo 150 empresas expositoras, fundos de investimento e instituições parceiras, além das 1.000 startups selecionadas para participarem gratuitamente por meio do Prêmio Sebrae Startups. Também estão presentes delegações de 20 países.
MULTADOS – A Guarda Municipal de Florianópolis aplicou, nesta quarta-feira (27), 193 multas por estacionamento irregular nas proximidades do Centro de Convenções, que não tinha mais vagas por conta do Startup Summit. O entorno do CentroSul ficou ocupado, inclusive o passeio de pedestres que liga o centro histórico à passarela. A fiscalização vai ser reforçada nesta quinta.