Vereadores alertam sobre projetos de lei que afetam Avaí e Figueirense

Os vereadores Claudinei Marques (Republicanos) e João Cobalchini (MDB), presidente da Câmara de Florianópolis, usaram as redes sociais para alertar os torcedores do Avaí e do Figueirense sobre dois projetos de lei que estão em tramitação. As propostas, apresentadas pelo vereador Luiz Fernando Bezerra Salum (MDB), pretendem reconhecer os estádios Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), no bairro Carianos, e Orlando Scarpelli, no Estreito, como bens de “interesse histórico, cultural, desportivo e social”, promovendo sua conservação e utilização coletiva. “Ninguém discute a importância dos clubes, mas colocar restrições em administrações privadas não faz sentido”, disse Cobalchini à coluna. Os dois PLs, de acordo com os dois vereadores, pode prejudicar a autonomia do leão da ilha e do alvinegro. Eles entendem que, caso sejam aprovados, vão dificultam, por exemplo, intervenções nas estruturas das suas sedes – que passariam a depender do aval do setor de patrimônio histórico municipal.

BEBÊS REBORN
Com a derrubada em plenário do parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça, segue em tramitação na Câmara de Florianópolis o projeto que proíbe o “atendimento” a bebês reborn em unidades de saúde do município. A proposta do vereador Claudinei Marques também prevê assistência psicossocial a pessoas que apresentem “envolvimento afetivo” com os bonecos, “conforme avaliação técnica da equipe multiprofissional”.

CENTRO
Homenageado no evento que celebrou os 20 anos da FloripAmanhã, nesta quarta-feira (10), o empresário Fernando Marcondes de Mattos, fundador do Costão do Santinho, disse que considera um “crime” deixar o centro da capital do jeito que está. Ele elogiou o projeto, bancado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), de contratação do escritório do arquiteto dinamarquês Jan Gehl que vai “repensar” o planejamento da região central. O encontro, que marcou o lançamento da nova identidade visual e do novo site da entidade, reuniu convidados para o painel Diálogos para o Futuro.

AÇORIANOS – Guido Heuer foi contratado pela Fundação Franklin Cascaes para o restauro e recomposição do monumento em homenagem ao povo açoriano que fica na cabeceira continental da ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis.

CONTEXTO FILMES
A trajetória do empresário Walter Osli Koerich virou documentário pelo olhar da Contexto Filmes. O filme, lançado no último ano, será relembrado na celebração dos cinco anos da produtora, em exibição no dia 30, no cinema do CIC. Batizado de “Curtas com Contexto”, o evento vai reunir três produções que mostram como o audiovisual pode ser ferramenta de memória empresarial, cultura e identidade.

REFORMA TRIBUTÁRIA
Florianópolis recebe nos dias 2 e 3 de outubro o VII Congresso de Direito Tributário da ASSET/SC (Associação de Estudos Tributários de Santa Catarina). O tema central será a reforma tributária, com palestrantes como Alexandre Rossatto, Deonísio Koch, Gustavo Amorim, Leandro Paulsen, Marcelo Magalhães e Renato Lopes Becho. O evento será no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e as inscrições estão disponíveis pela plataforma Sympla.

CLUBE 12
O Centro Multiuso da Pessoa Idosa, na antiga sede do Clube 12, na avenida Hercílio Luz, está com atividades semanais gratuitas para o público 60+. Uma delas é a Roda de Bênçãos, que ocorre todas as terças, às 16h, com a terapeuta e benzedeira Ana Lúcia Fernandez. “É uma prática coletiva aberta a todos os credos para compartilhar boas energias e promover a harmonia”, afirma. Para participar, basta chegar um pouco antes das 16h e fazer a inscrição, limitada a 20 participantes.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing