Projeto sobre estacionamento rotativo entra na pauta da Câmara de Florianópolis

Encaminhado pelo Executivo há um ano e meio, o projeto de lei que trata sobre o estacionamento rotativo em Florianópolis está na pauta da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (15). Há expectativa pela retomada do serviço, suspenso desde janeiro de 2024 por decisão judicial em ação protocolada pela concessionária anterior que discute o modelo jurídico adotado pelo município.
Segundo o prefeito Topázio Neto (PSD), o PL vai ser sancionado “rapidamente”, tão logo seja aprovado pelo Legislativo. A intenção é retomar provisoriamente a operação com a empresa que fazia a gestão da Zona Azul, quando houve a interrupção, e em paralelo lançar o edital do contrato de concessão do sistema. As vagas devem ser ampliadas na nova etapa. Há, por exemplo, pedido dos moradores para criação de vagas rotativas em Jurerê Internacional, no Norte da Ilha de SC.

ECONOMIA PRATEADA
“A maior revolução que estamos vivendo é a da longevidade”, disse Denise Maidanche em debate sobre a chamada economia prateada no Festival Conecta+ 2025, em São José. Segundo a CEO da Quanta Previdência, o aumento da população 60+ vem criando desafios para o mercado, que passam pela pela tecnologia e pela inovação. “Quando tivermos 100 anos, nosso melhor amigo será um robozinho”, brincou. De acordo com Denise, apenas 3% dos atuais 44 milhões de aposentados brasileiros conseguem manter a mesma qualidade de vida que tinham quando estavam na ativa.


COSTÃO ESTALEIRINHO

O empresário Fernando Marcondes de Mattos inaugurou, no fim de semana, o Costão Parador Praia do Estaleirinho

O Restaurante Estaleirinho nasceu da tradição de uma comunidade ligada ao mar e à pesca, profundamente conectada à cultura local. Em 1981, começou a ser construído, dando seus primeiros passos em meio a muitos desafios. Em uma região isolada e de difícil acesso, atravessou invernos de pouco movimento, mas conquistou moradores, turistas e viajantes. Da primeira construção em bambu às ampliações e reformas, o cardápio evoluiu sem perder suas raízes, preservando pratos como a moqueca e o peixe ao molho de camarão.

Mais de 40 anos depois, o Estaleirinho tornou-se parte da identidade da região, com hospitalidade e amor pelo mar presentes em cada receita. Agora, em uma nova etapa, o DNA Costao se une à tradição do restaurante, trazendo mais estrutura e cuidado para ampliar experiências à beira-mar. Assim nasce o Costao Parador Praia do Estaleirinho, onde tradição e futuro se encontram para abrir caminho a novos capítulos dessa história.

Assim, o antigo Restaurante Estaleirinho passa a se chamar Costao Parador Praia do Estaleirinho. Desde abril, quando o Costao assumiu a operação do espaço, tradição e inovação se uniram para dar início a uma nova fase, que vai além da gastronomia e oferece uma experiência completa à beira-mar. A ideia é ser um espaço versátil, que acolhe diferentes momentos, do almoço em família a um dia na praia, passando pelo happy hour entre amigos ou um jantar especial.

De acordo com a gerente de operações do restaurante, Juliana Campeoto, a grande novidade desta etapa é justamente transformar o restaurante em um ambiente de experiências. O cardápio mantém os clássicos que marcaram gerações, mas ganhou novas opções, trazendo ainda mais diversidade e qualidade.

Hoje, os clientes podem encontrar desde pizzas de fermentação natural e sushis preparados na hora até massas, risotos, aves, carnes e frutos do mar.

A experiência vai além da mesa. O espaço foi pensado para proporcionar conforto em um ambiente moderno e acolhedor, com serviço estendido das 11h às 22h. Durante o verão, o restaurante também oferece quiosque e serviço de praia diretamente na areia, além de um espaço kids para as famílias.

Com essa nova identidade, o Costao Parador

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing